O segundo dia de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16), mobilizou a capital carioca, lotando as arquibancadas e os camarotes da Marquês de Sapucaí para assistir a apresentação das escolas de samba.
A noite começa com a agremiação Mocidade Independente de Padre Miguel, seguida pela Beija-Flor de Nilópolis, Unidos da Viradouro e Unidos da Tijuca. Relembre os enredos abaixo.
Mocidade Independente de Padre Miguel
A Mocidade Independente de Padre Miguel tem a cantora Rita Lee, que morreu em 2023, como tema do Carnaval de 2026. O enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade” foi desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, que voltou à agremiação para 2025.
A comissão de frente foi inspirada nos arranha-céus de São Paulo e um dos bailarinos, caracterizado de Rita Lee, estava pilotando um Jeep — herança de seu pai. Os outros componentes usavam fantasias estampadas inspirada nos hippies.
Um dos elementos da comissão de frente, em formato de cela com escritos “censurada”, lembrando da época da ditadura militar, se transformava em uma nave espacial enquanto a representação da cantora carregava uma vassoura de bruxa.
O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Diogo Jesus e Bruna Santos, estavam com fantasias nas cores do arco-íris, lembrando do apoio de Lee à comunidade LGBTQIAP+.
A cantora Mel Lisboa, que interpretou Rita Lee no musical do teatro, foi destaque do abre-alas.
*Em atualização



