Carbonômetro: optar pelo uso de trens e metrôs diminuí poluição em SP

Uma iniciativa inédita lançada esta semana pela empresa Motiva exibe, em tempo real, o volume de gás carbônico (CO₂) que deixou de ser emitido por quem opta pelos trens e metrôs em vez do carro na cidade de São Paulo.

Intitulado “Carbonômetro”, o medidor mostra o impacto ambiental positivo de cada viagem realizada sobre trilhos através de um QR Code.

O transporte público administrado pela empresa, somam mais de 750 milhões passageiros por ano, considerando: Linhas 4-Amarela (SP), 5-Lilás (SP), 8-Diamante (SP), 9-Esmeralda (SP), o VLT Carioca (RJ) e o Metrô Bahia. Entre 2023 e setembro de 2025, os trens, metrôs e VLT da Companhia evitaram a emissão de 937,2 mil toneladas de CO na atmosfera, o que equivale a 5,2 milhões de árvores plantadas e a retirada de circulação, por um ano, de 586 mil carros movidos a combustível fóssil.

“O Carbonômetro é mais do que uma instalação digital: é uma ferramenta de educação ambiental que transforma dados em consciência. A iniciativa mostra, de forma simples e interativa, que cada escolha pelo transporte público é uma contribuição real para a mitigação das emissões e para o futuro do planeta”, afirma Juliana Maria, diretora de Sustentabilidade da Motiva.

De acordo com a a presidente do Instituto Motiva, Renata Ruggiero, o objetivo do projeto é aproximar as pessoas desta agenda que influencia o cotidiano. ” Cidades sustentáveis não são apenas sobre as metas globais, mas também sobre as pequenas escolhas diárias que fazemos e impactam o planeta”, afirmou Renata.

O lançamento do Carbonômetro se conecta com as iniciativas da Motiva para diminuir a pegada de carbono de suas operações de rodovias, trilhos e aeroportos. No final do ano passado, a Companhia alcançou a meta de ter 100% de suas operações de rodovias, trens, metrôs, VLT e aeroportos abastecidas apenas com energia elétrica renovável, um ano antes do previsto.

*Sob supervisão de Thiago Félix 

Leia mais

Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins

Mais lidas hoje