A capital da Índia, Nova Délhi, instalou borrifadores de água em postes em vias públicas para conter a poluição que atinge o país.
Seetaram Yadav, um morador idoso de Nova Délhi, disse que ficou surpreso com a iniciativa dos borrifadores.
“Estou com tosse… a idade avançada também é um fator. No entanto, depois de ver os aspersores de água instalados aqui, fiquei surpreso… é bom que o governo esteja pelo menos tentando”, disse Yadav.
Veja o vídeo:
Os sucessivos governos de Nova Délhi têm planos de combate à poluição do ar desde 1996, mas décadas depois, o ar continua insalubre, especialmente nesta época do ano, quando o ar mais frio retém a fumaça dos gases tóxicos, queimadas e tráfego intenso da cidade.
Além disso, a luta para limpar o ar da Índia contrasta com a vizinha China, onde um esforço bilionário e de longa duração para combater a poluição atmosférica notória do país rendeu resultados significativos.
Na última semana, a qualidade do ar em Nova Délhi foi considerada “severa”, com índices oficiais acima de 450 em diversas estações de monitoramento. Para a Índia, uma contagem acima de 400 é considerada “grave”.
Esse foi o aumento mais alto registrado até o momento nesta temporada de inverno, segundo dados do Conselho Central de Controle da Poluição.

