Câmara Municipal de SP aprova viagem de vereadores à China

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma viagem oficial de vereadores à China, com todas as despesas custeadas por recursos públicos. A decisão, que ocorreu de forma rápida e sem debates, só veio a público após uma discussão acalorada no plenário sobre outro roteiro internacional.

A aprovação da viagem à China aconteceu no dia 12 de agosto, em uma votação discreta e sem a definição de valores. A pauta ganhou notoriedade após um desentendimento entre as vereadoras Janaína Paschoal (PP) e Zoe Martinez (PL) a respeito de uma outra comitiva, que iria para Nova York, nos Estados Unidos, também com verba pública.

A delegação que viajaria aos EUA, com partida marcada para 16 de setembro, tinha como objetivo estudar políticas públicas e buscar inspiração para um projeto inspirado na Times Square. A repercussão negativa do caso levou os vereadores Gabriel Abreu (Podemos) e Silvia Ferraro (PSOL), da bancada feminista, a desistirem da viagem, citando os altos custos para os cofres públicos.

Comitiva para a China

A viagem para o país asiático está programada para ocorrer entre 19 e 28 de setembro e atende a um convite oficial do consulado chinês. No entanto, os custos da viagem serão arcados pela Câmara Municipal.

Seis parlamentares devem integrar a comitiva:

  • João Jorge (MDB)

  • Fábio Riva (MDB)

  • Hélio Rodrigues (PT)

  • Milton Ferreira (Podemos)

  • Major Palumbo (PP)

  • Carlos Bezerra (PSDB)

A justificativa oficial para a viagem é a observação de experiências chinesas em eletrificação de frota de transporte, energias renováveis, reciclagem, gestão de resíduos e atendimento a emergências em grandes metrópoles.

Em nota, a mesa diretora da Câmara afirmou que as viagens internacionais de vereadores não são ilegais e que optou por contratar a InvestSP, agência do governo estadual, para organizar a missão. A escolha se deu pela expertise da agência em missões internacionais e por possuir um escritório de representação em Pequim, capital chinesa.

 

Leia mais

Variedades
Homem é preso após ataque com spray no principal aeroporto de Londres
Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária

Mais lidas hoje