Brasileiros temem que outros países tentem “roubar” a Amazônia

A maior parte dos brasileiros acredita que a Amazônia desperta interesse internacional e teme que outros países tentem se apropriar da floresta. Segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data, 73% dos entrevistados afirmaram que nações estrangeiras têm interesse estratégico na região, e 66% disseram ter medo de que a Amazônia seja “roubada” do Brasil.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (13), ouviu 1.500 pessoas entre os dias 11 e 12 de novembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, no domingo (9), que a “Amazônia do Brasil foi destruída para a construção de uma estrada de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”.

A pesquisa também levantou dados sobre a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre em Belém (PA). Para 84% dos entrevistados, as companhias nacionais não estão cumprindo papel relevante no combate às mudanças climáticas. Apenas 16% avaliaram positivamente o desempenho do setor privado.

Em outro recorte do mesmo levantamento, 62% disseram não saber o que é a COP30, mesmo com o evento sediado no país.

A pesquisa também aponta que 70% não acreditam que a COP30 no Brasil vá gerar ações efetivas no enfrentamento global à crise climática, contra 30% que veem possibilidade de avanços.

A COP30 começou na segunda-feira (10) em Belém, no Pará. Delegações de mais de 160 países irão discutir as metas e medidas para combater o aquecimento global.

A conferência anual é conhecida como COP, sigla para Conferência das Partes que assinaram o tratado climático da ONU de 1992.

O tratado, denominado UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), comprometeu os países a trabalharem juntos para combater as mudanças climáticas – um problema que reconheceram ser enfrentado por todos os países e que seria melhor combatido em conjunto.

 

Leia mais

Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%
Variedades
SP inicia vacinação em gestantes para proteger bebês contra bronquiolite

Mais lidas hoje