Brasil tem o menor número de queimadas da série histórica para agosto

Nesse mês de agosto, o Brasil alcançou uma redução histórica no número de queimadas registradas. Foram contabilizados 18.451 focos de calor, o menor índice desde o início do monitoramento, em 1998, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A média histórica para o mês é de mais de 47 mil focos. Esta é a primeira vez que o número fica abaixo de 20 mil focos em agosto.

O número representa uma queda de 61% em relação à média histórica para o mês  e de 13,8% em relação ao recorde anterior, registrado em 2013 (21.410).

Em oito meses, 47.531 focos de queimada foram registrados em todo o país. O Cerrado foi o bioma mais afetado, com quase metade dos focos ( 47,9%), concentração diferente de anos anteriores. Na sequência estão Amazônia (28,3%) e Pantanal (0,4%). Veja os estados com mais focos:

  • Mato Grosso (14,5% )
  • Maranhão (12,6%)
  • Tocantins (11,7%)
  • Bahia (8,6%)
  • Pará (7,1%)

O Governo Federal afirma que adotou medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Entre elas, estão aumento anual de 26% no número de brigadistas de órgãos federais, a ampliação em 75% da capacidade de transporte de agentes e a assinatura do decreto n° 12.189, assinado pelo presidente Lula, que aumenta as punições por incêndios florestais no país.

Leia mais

Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%

Mais lidas hoje