Bolsonaro passa por perícia médica nesta quarta por determinação do STF

Está marcada para esta quarta-feira (17) a perícia médica oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A avaliação será feita por peritos da PF (Polícia Federal) no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A perícia ocorre após a defesa de Bolsonaro informar ao STF novas intercorrências médicas, alegando que o ex-presidente precisaria de intervenção cirúrgica imediata. A Corte aceitou a necessidade de uma avaliação técnica para checar as alegações.

Além de analisar todos os exames e laudos enviados pela defesa, os peritos vão avaliar o ex-presidente clinicamente.

Depois de passar por exame de ultrassom no último domingo (14), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu recomendação da equipe médica para realização de uma nova cirurgia.

Na segunda-feira (15), Moraes determinou que os exames realizados por médicos particulares, incluindo ultrassonografias nas regiões inguinais, fossem enviados aos peritos da PF antes da perícia oficial marcada para hoje. Isso serve para que os peritos possam analisar com mais informações à disposição no momento da avaliação.

O exame de ultrassom autorizado ocorreu no último domingo (14) nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e os laudos foram juntados aos autos do processo no dia seguinte.

Após a conclusão da perícia médica hoje, o laudo pericial será juntado aos autos e o processo retornará ao STF para que o relator analise eventuais pedidos da defesa, como a autorização para cirurgia ou mudanças no regime de cumprimento da pena.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. Na decisão, Moraes destaca que “após a realização da perícia e com a juntada do laudo pericial, deverá ser aberta nova conclusão imediatamente”. Assim, decisões sobre a cirurgia ou eventuais pedidos da defesa só serão tomadas após a análise dos exames.

Leia mais

Economia
Câmara aprova corte em benefícios fiscais e aumento de impostos para bets e fintechs
Variedades
Real Time Big Data: Lula empata com Flávio e Tarcísio no RJ
Esportes
Corinthians e Vasco iniciam batalha pelo título da Copa do Brasil
Variedades
Mega da Virada: quais os números menos sorteados?
Variedades
Knicks vencem Spurs de virada e conquistam a NBA Cup
Variedades
Inmet alerta para chuva forte no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17)

Mais lidas hoje