Os principais índices de Wall Street encerraram o pregão desta sexta-feira (12) em baixa, com investidores mais receosos quanto a investimentos no segmento de inteligência artificial.
Dados financeiros recentes da Broadcom e da Oracle alimentaram os temores de uma bolha de IA. As ações das duas empresas fecharam em queda de 11,44% e 4,47% , respectivamente.
A Broadcom alertou para margens futuras menores nas vendas de sistemas de IA, apesar de projetar uma forte receita trimestral. Já quanto à Oracle, as previsões trimestrais da companhia ficaram abaixo dos anseios dos analistas.
A alta dos rendimentos dos títulos do tesouro dos EUA também pressionou o mercado.
No lado positivo, as ações de empresas de cannabis listadas nos Estados Unidos subiram depois uma reportagem da CNBC Internacional afirmar que o presidente Donald Trump estaria considerando reduzir as restrições à maconha por meio de uma ordem executiva planejada. As ações da Canopy Growth e da Tilray Brands fecharam em valorização de 53,98% e 44,15%, respectivamente.
O Dow Jones desceu 0,51%, a 48.458 pontos. O Nasdaq recuou 1,69%, a 23.195 pontos. E o S&P 500 caiu 1,07%, fechando em 6.827 pontos.
O desempenho semanal foi misto. O Dow Jones valorizou 1,05%, o de tecnologia Nasdaq perdeu 1,62% e o S&P 500 caiu 0,63%.
Dissidentes do Federal Reserve, o banco central americano, que votaram contra o corte de juros nos EUA, anunciado na quarta (10), demonstraram preocupação com a inflação do país e com a falta de dados oficiais atualizados.
Dados do mercado de trabalho e inflação dos EUA serão publicados na próxima semana, voltando a atenção do mercado também para esse tópico.

