Boletim Focus: Mercado reduz projeção de inflação para 2025 a 4,95%, menor nível do ano

Os economistas consultados pelo Banco Central reduziram, pela 12ª semana consecutiva, a previsão de inflação para 2025. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (18), a estimativa para o IPCA caiu de 5,05% para 4,95% ao ano, ficando abaixo de 5% pela primeira vez desde janeiro. Apesar da queda, o índice segue acima do limite da meta de inflação estabelecida pelo BC, de 3% ao ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos — ou seja, o teto é de 4,5%.

A revisão ocorre após a divulgação de dados do IBGE, que mostraram que a inflação de julho subiu 0,26%, abaixo da expectativa do mercado, que projetava 0,36%. Foi a menor alta para o mês desde 2023. Analistas destacam que preços de alimentos e bens industriais ficaram abaixo do previsto.

Outro fator apontado por economistas é o impacto do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, que tende a reduzir a atividade econômica e, consequentemente, pressionar para baixo os preços internos.

Outras projeções do boletim Focus

  • 2026: inflação prevista caiu de 4,41% para 4,40%;
  • 2027: expectativa mantida em 4%;
  • 2028: projeção estável em 3,8%.

No cenário de crescimento econômico, o mercado manteve a previsão para o PIB de 2025 em 2,21% e de 2026 em 1,87%. Já para 2027, houve leve recuo, de 1,93% para 1,87%. A taxa básica de juros (Selic) deve terminar 2025 em 15% ao ano, o mesmo patamar atual, e o dólar foi mantido em R$ 5,60 no fim do próximo ano.

O que está em jogo

Desde janeiro, o Brasil adota o regime de meta contínua de inflação, que exige que o índice acumulado em 12 meses fique dentro da faixa de 1,5% a 4,5%. Caso a meta seja descumprida por seis meses seguidos, o presidente do BC precisa enviar uma carta ao ministro da Fazenda explicando as razões. Em junho, pela segunda vez no ano, Gabriel Galípolo já teve de justificar o descumprimento da meta, apontando como causas o câmbio, a energia elétrica, a atividade econômica aquecida e eventos climáticos.

Leia mais

Variedades
Filhote de ovelha é resgatado amarrado em apartamento invadido no RS
Variedades
Naufrágio em barco de imigrantes na África deixa ao menos 70 mortos
Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil

Mais lidas hoje