Barrichello elogia ‘trabalho fantástico’ de Bortoleto e aposta em Câmara na Fórmula 1

Último brasileiro a conquistar uma vitória na Fórmula 1, no GP da Itália de 2009, Rubens Barrichello mostrou confiança na possibilidade de Gabriel Bortoleto e Rafael Câmara se tornarem os responsáveis por levar o país de volta aos tempos de glória nos próximos anos. E embora tenha afirmado que seja uma “questão de tempo” para que novos talentos apareçam, o ex-piloto da Ferrari reconheceu que o fator financeiro pode ser um empecilho para muitos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Ao estrear na categoria principal do automobilismo em 1993, o paulista de 53 anos acumulou passagens por Jordan, Stewart, Honda, Williams, a famosa escuderia de Maranello e pela Brawn GP, onde cruzou a linha de chegada em primeiro lugar pela 11ª e última vez. Mas o triunfo em Monza não foi o último apenas de Rubinho, mas do Brasil no Mundial — ainda que Felipe Massa, Bruno Senna, Lucas di Grassi e Felipe Nasr tenham sido outros representantes nacionais nesse meio tempo.

Com a chegada de Bortoleto à F1 na temporada 2025 com a Sauber — que vira oficialmente Audi a partir de 2026 —, as esperanças se renovaram. Barrichello elogiou bastante o natural de Osasco, mas não se esqueceu também de Câmara, que ergueu o troféu da Fórmula 3 logo no ano de estreia e despontou como o próximo grande talento da Ferrari na escada do esporte a motor.

— [Bortoleto] tem um fator carisma muito alto. Ele realmente está indo muito bem, agarra as oportunidades e sabe ter paciência. É muito bonito de ver — disse em entrevista à newsletter Pit Lane Chronicle. — É claro que é estranho pensar que fui o último vencedor pelo Brasil. Isso já faz tanto tempo — continuou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

— Rafa Câmara também é muito bom, e espero que chegue logo à F1. Com certeza sou fã, é um piloto excelente — continuou o veterano, que destacou a questão financeira como fator importante no futuro de pilotos que ainda estão dando os primeiros passos no kart.

— Bortoleto está fazendo um trabalho fantástico na F1 e temos outros pilotos muito promissores. Mas tudo continua sendo uma questão de dinheiro. O Brasil, financeiramente, não é tão forte quanto às vezes imaginamos. Isso é, sim, um problema — enfatizou.

— Ao mesmo tempo, vemos muito talento jovem nas pistas de kart. O desejo de chegar ao topo do automobilismo ainda existe. É apenas uma questão de tempo até termos mais pilotos brasileiros na F1 —encerrou Barrichello.

Fórmula 1 volta às pistas após o recesso de verão, entre os dias 29 e 31 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

Leia mais

Variedades
Filhote de ovelha é resgatado amarrado em apartamento invadido no RS
Variedades
Naufrágio em barco de imigrantes na África deixa ao menos 70 mortos
Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil

Mais lidas hoje