Bafta 2026: brasileiro Adolpho Veloso perde o prêmio de Melhor Fotografia

O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, 36, não conquistou o prêmio de Melhor Fotografia no Bafta 2026, a premiação britânica conhecida como o “Oscar britânico”. O resultado foi anunciado neste domingo (22), em Londres, no Reino Unido.

O vencedor foi Michael Bauman, pelo filme “Uma Batalha Após a Outra”. Veloso concorria por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, produção da Netflix, ao lado de nomes como “Frankenstein”, “Marty Supreme” e “Pecadores”.

Apesar da derrota no Bafta, o brasileiro segue bem posicionado na corrida ao Oscar, para o qual também foi indicado na mesma categoria.

Ao longo da temporada, Veloso acumulou reconhecimentos expressivos, incluindo o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards e no Indie Spirit Awards.

O Brasil também marcou presença em outras categorias da premiação britânica: “O Agente Secreto” concorre em Melhor Roteiro Original e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Petra Costa disputa o prêmio de Melhor Documentário por “Apocalipse nos Trópicos”.

Leia mais

Esportes
Novorizontino elimina o Santos no Paulistão com gol no final
Variedades
Três vítimas de acidente com lancha serão veladas nesta segunda (23)
Variedades
Departamento de Estado dos EUA parabeniza México pela morte de “El Mencho”
Esportes
João Fonseca e Melo são campeões do Rio Open em jogo definido no tiebreak
Variedades
Chefe do cartel de Jalisco morre após operação militar no México
Política
Relator da PEC 6×1 será indicado no início desta semana, diz Hugo Motta

Mais lidas hoje