Para 46,3% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deveria ser escolhido como seu candidato à Presidência, caso o ex-mandatário não possa disputar as eleições de 2026. É o que aponta levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta quarta-feira (17).
Bolsonaro já estava inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e teve a inelegibilidade reiterada após condenação no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.
Como seu possível sucessor, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece na segunda colocação, tendo sido escolhido por 25% dos respondentes. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) soma 21,5% das respostas.
Na sequência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é escolhido por 3,2% dos eleitores do ex-presidente, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por 2,5%.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD)., possuem 0,9% e 0,5%, respectivamente. Nenhum dos eleitores citou outro possível candidato.
Foram ouvidas 7.291 pessoas em todo o país, por meio do Atlas RDR, um recrutamento digital aleatório, entre os dias 10 e 14 de setembro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
*Sob supervisão de Renata Souza