Ataque dos EUA a barco que supostamente traficava drogas mata quatro

Os Estados Unidos lançaram nesta quinta-feira (4) mais um ataque a um barco que supostamente traficava drogas no Pacífico. Quatro pessoas que estavam a bordo da embarcação foram mortas.

O Comando Sul dos Estados Unidos, que abrange a América Latina e o Caribe, divulgou o vídeo do ataque nas redes sociais. A publicação afirma que a embarcação era operada por uma Organização Terrorista Designada e transitava por uma rota conhecida do narcotráfico no Pacífico.

 

As forças americanas disseram ainda que informações de inteligência confirmam o envolvimento da embarcação com o narcotráfico, mas não apresentaram evidências.

Nos últimos meses, os EUA intensificaram as operações contra embarcações que supostamente traficavam drogas perto da costa venezuelana. Mas o ditador Nicolás Maduro, no poder desde 2013, afirmou que Donald Trump está tentando derrubá-lo e que os cidadãos e os militares da Venezuela vão resistir.

Internamente, o governo Trump tem enfrentado questionamentos no Congresso sobre a legalidade desses ataques.

Nos últimos dias, parlamentares republicanos passaram a expressar preocupação com as ações militares dos Estados Unidos na costa da Venezuela diante da notícia de que sobreviventes de um ataque a barco foram alvos de um bombardeio subsequente.

Até este bombardeio mais recente, os EUA haviam lançado 21 ataques a barcos no Caribe e no Pacífico, matando 83 pessoas.

Washington já reuniu cerca de 15 mil militares na região em mobilização que inclui o maior porta-aviões do mundo, o Gerald Ford, além de navios de guerra, jatos e submarino.

Recentemente, o líder americano anunciou que os Estados Unidos pretendiam lançar uma fase de operações terrestres das operações contra o narcotráfico.

 

Leia mais

Variedades
Mercado ilegal de armas se moderniza e amplia poder de fogo do crime
Variedades
Começa a semana da última “superquarta” de 2025: O que esperar?
Variedades
Ceia de Natal: Veja o que ficou mais caro e mais barato nesse fim de ano
Variedades
Datafolha: 54% acham que Bolsonaro quis fugir; 33% acreditam em surto
Variedades
Tailândia lança ataques contra o Camboja em meio à retomada das tensões
Política
Preço para desistir de candidatura é ‘Bolsonaro livre’, diz Flávio

Mais lidas hoje