Arthur Weintraub rebate Eduardo e diz que Bolsonaro ignorou alerta sobre ‘narcoestado’

O ex-assessor especial da Presidência, Arthur Weintraub, protagonizou um embate nas redes sociais com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao rebater críticas feitas pelo parlamentar ao atual governo. A discussão girou em torno da classificação de facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), como grupos terroristas.

A troca de farpas teve início após Eduardo Bolsonaro publicar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria “pavor” de decretar as facções como terroristas. Segundo o filho do ex-presidente, essa suposta hesitação serviria “para proteger a sua base eleitoral de criminosos e a si próprio”.

Arthur Weintraub, que é irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, reagiu à publicação responsabilizando a gestão anterior pela inércia no tema. “Teu pai [Jair Bolsonaro] podia ter decretado”, disparou Arthur.

Alerta ignorado em 2021

Na mesma resposta, Weintraub revelou bastidores de sua passagem pelo governo. Segundo ele, houve uma tentativa de levar o assunto ao então presidente ainda durante o mandato, mas a iniciativa foi rejeitada.

“Eu cheguei a falar com ele sobre narcoestado em 2021. Nem quis ouvir”, afirmou o ex-assessor. Arthur encerrou a postagem com uma provocação direta ao clã Bolsonaro: “Vocês só mentem. Se chorar, manda áudio”.

Arthur Weintraub atuou como assessor especial da Presidência da República no governo Bolsonaro e, posteriormente, ocupou o cargo de secretário de Segurança Multidimensional na Organização dos Estados Americanos (OEA). Tanto ele quanto seu irmão, Abraham, romperam politicamente com o ex-presidente e seus filhos, tornando-se críticos da atuação da família na política brasileira.

Leia mais

Política
Galípolo se reúne com diretor da Polícia Federal em meio operação contra Banco Master
Variedades
Bolsa Família terá orçamento de R$ 158 bilhões em 2026
Esportes
Palmeiras vence o Santos por 1 a 0 com gol de Allan
Variedades
‘Evidências’ é a música mais reproduzida em shows pelo Brasil em 2025; confira lista
Variedades
Lula sanciona orçamento com previsão de superávit em ano eleitoral
Sorocaba
Aparecidinha recebe nova unidade de Ecoponto no município

Mais lidas hoje