Acordo entre Parque Tecnológico de Sorocaba e CCBEU capacitará jovens em tecnologia e inovação

Fotos: Divulgação

Programa criado por meio dessa parceria oferecerá qualificação a estudantes da rede pública

Um acordo de cooperação firmado entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), em dezembro de 2025, capacitará 30 jovens em tecnologia e inovação. A qualificação será oferecida por meio do programa AI & Innovation Lab – Tech Solutions for the Future – 2026 (Laboratório de Inovação – Soluções Tecnológicas para o Futuro, em tradução livre), criado a partir dessa parceria.

O acordo foi aprovado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, após visita oficial da equipe consular ao PTS, em maio do ano passado, com a presença do diplomata para Assuntos de Educação e Cultura, Rae Jean Stokes.

Voltada a estudantes de 14 a 18 anos do Ensino Médio da rede pública, a iniciativa visa ampliar o acesso de jovens a experiências práticas em tecnologia e inovação, fortalecendo o ecossistema local de educação e empreendedorismo nesse setor. Outro objetivo é estimular o uso aplicado da língua inglesa.

As atividades começam em fevereiro e terminam em setembro de 2026. Nesse período, os participantes terão 15 aulas no Parque Tecnológico de Sorocaba, com oficinas práticas, seminários e desafios colaborativos. Serão abordados conceitos fundamentais de ciência, inovação, inteligência artificial, programação, resolução de problemas e tecnologia.

Os encontros promoverão capacitação técnica, desenvolvimento de competências profissionais e estímulo a carreiras nas áreas estratégicas do programa. Em contato com ambientes de inovação, profissionais do setor e desafios reais do mercado, os alunos também desenvolverão protótipos funcionais ou soluções tecnológicas para demandas concretas, que serão apresentados ao final do projeto.

Segundo o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, a parceria reforça o papel do PTS como um agente de transformação social, por meio da inovação. Para ele, mais do que a formação de talentos, o novo programa democratiza o acesso à inovação. “Estamos investindo na formação de uma nova geração que está sendo preparada para pensar em soluções, empreender e atuar em um mercado cada vez mais orientado pela tecnologia e pela inovação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da nossa cidade e da região.”

Leia mais

Variedades
Sem LeBron James, NBA revela os 10 titulares do All-Star; veja
Esportes
Brasil terá sua maior delegação da história nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026
Política
Proposta de CPMI do Master no Senado tem 42 assinaturas e amplia pressão sobre Alcolumbre
Sorocaba
GCM prende homem por tráfico e apreende 150 porções de drogas no Parque São Bento
Variedades
Após ser campeão da CAN, Senegal dá salto no ranking da Fifa
Variedades
Europa não quer “brigar” pela Groenlândia, mas manterá sua posição, diz UE

Mais lidas hoje