Senado aprova texto-base do PL Antifacção

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (10) o PL Antifacção. O texto-base foi aprovado por 64 votos unânimes, em uma união entre partidos da base do governo Lula e de oposição. O texto endurece penas para organizações criminosas, cria novas fontes de financiamento para o combate ao crime e fortalece ações contra a lavagem de dinheiro. Com aprovação, o projeto agora retorna para a Câmara antes de seguir para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O retorno é devido às mudanças que foram feitas e precisam de uma nova análise.

Os senadores rejeitaram um destaque apresentado pelo Partido Liberal (PL) para equiparar algumas ações de facções criminosas a crimes de terrorismo.

Pela tarde a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) tinha aprovado, em votação simbólica – quando todos estão de acordo com a proposta -, o PL Antifacção, que prevê penas de até 30 anos para quem integrar facções e penas que podem chegar a 60 anos em caso de cargo de liderança no crime organizado.

O PL já tinha recebido aval da Câmara. Agora, com aprovação do Senado, o projeto volta para Câmara dos Deputados para análise das alterações sugeridas pelo relator Alessandro Vieira, que propôs a criação de uma nova parcela do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) para financiar exclusivamente o combate ao crime organizado.

“Considerando que as discussões sobre o projeto na Câmara dos Deputados trouxeram à tona a zona confusa e cinzenta dos diversos fundos destinados à segurança pública, estamos prevendo dispositivo que concede prazo de 180 (cento e oitenta) dias para que o Executivo estude e proponha a reestruturação dos fundos existentes, a exemplo do Funad, Funapol, FNSP e Funpen”, diz Vieira, em relatório

Leia mais

Variedades
Veja festa da torcida do Corinthians após vencer na semi da Copa do Brasil
Esportes
Com gol de Depay, Corinthians coloca pé na final da Copa do Brasil e quebra tabu no Mineirão
Política
Glauber Braga e aliados acusam Motta de ‘lesão corporal’ e protocolam representação criminal na PGR
Variedades
Cruzeiro x Corinthians: jogador leva cartão amarelo no intervalo do jogo
Política
Câmara dos Deputados suspende Glauber Braga por 6 meses
Variedades
Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende deputado por seis meses

Mais lidas hoje