Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4

Conhecido como o número mágico para salvar um time do rebaixamento no Brasileirão, os 45 pontos podem não ser suficientes no campeonato de 2025. O Atlético-MG e o Vitória tem chances de cair para a segunda divisão com essa pontuação.

No caso do Galo, a possibilidade é bastante remota e depende de uma combinação específica de resultados. Já o Leão da Barra tem que ganhar na última rodada, para chegar aos 45 pontos, e torcer pro tropeço de um de três adversários.

Entenda possibilidades

Atlético-MG

O Atlético-MG tem 45 pontos e enfrenta o Vasco na última rodada do Brasileirão, no domingo (7), às 16h.

Se o Galo perder e Santos, Ceará, Fortaleza e Vitória ganharem, o time pode cair. Mas isso depende de uma goleada sofrida pelo Atlético e/ou aplicada pelo Vitória.

Isso porque, no cenário acima, mesmo que Atlético e Vitória empatem em número de pontos, chegando também ao mesmo número de vitórias, o saldo de gols do clube mineiro, segundo critério de desempate, ainda é bem melhor que o do Leão da Barra.

O saldo do Atlético é -6 enquanto o do Vitória é -18.

Vitória

Já o Vitória, que hoje tem 42 pontos, depende do contrário: tem que ganhar e torcer para alguém entre Santos, Ceará e Fortaleza, que tem 44, 43 e 43 pontos, perder.

Caso todos ganhem e o Atlético-MG seja derrotado pelo Vasco, restaria o cenário descrito acima, mas é o mais improvável de todos.

O Vitória pega o São Paulo, em casa. O Santos pega o Cruzeiro, em casa. O Ceará, o Palmeiras, em casa. E o Fortaleza, o Botafogo, como visitante. Todos os jogos acontecem às 16h.

Leia mais

Variedades
Datafolha: 54% acham que Bolsonaro quis fugir; 33% acreditam em surto
Variedades
Tailândia lança ataques contra o Camboja em meio à retomada das tensões
Política
Preço para desistir de candidatura é ‘Bolsonaro livre’, diz Flávio
Variedades
Morre em acidente Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
Variedades
Netflix envia e-mail a assinantes após compra da Warner
Esportes
Neymar não garante se fica no Santos: ‘Ver o que é melhor pra todos’

Mais lidas hoje