Restaurante e bares são interditados no Rio por más condições sanitárias

Em uma operação conjunta entre a SEOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública) e o IVISA-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) para fiscalização sanitária, nesta sexta-feira (5), três estabelecimentos, sendo dois bares e um restaurante japonês, precisaram ser interditados em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, por más condições higiênicas.

“Epifania Japa e Bar”; “Boteco Bom de Copo”; e “Rosa de Ouro Restaurante, Bar e Pizzaria” foram os locais interditados. Nos estabelecimentos foram encontrados baratas e fezes de roedores em cozinhas, áreas de preparo e estoques. Será necessário passar por adequações de estrutura e ajustes sanitários para poderem ser reabertos novamente.

A ação, que iniciou às 18h, e contou com a participação da Guarda Municipal e agentes da Subsecretaria de Operações (SUBOP), foi realizada nas ruas Voluntários da Pátria e Nelson Mandela, um grande ponto de concentração de bares e restaurantes em Botafogo.

Outros 11 estabelecimentos foram fiscalizados e levaram dez multas de aproximadamente R$ 4 mil (cada) por desobediência a Edital de Interdição, higiene precária nas instalações e na manipulação, alimentos impróprios, além de infestação por insetos e roedores.

Cerca de 430 kg de alimentos impróprios para consumo acabaram inutilizados. Os comestíveis encontravam-se em má condições de condicionamento e com alterações em suas características sensoriais.

Veja:

A ação ainda visou fiscalizar e orientar os estabelecimentos comerciais sobre a ocupação irregular de calçadas com mesas e cadeiras. Os bares e restaurantes podem utilizar o espaço em frente ao imóvel se quiserem, porém, devem manter liberada uma área de 1,5 m para a circulação de pedestres.

Segundo a legislação municipal do Rio, a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas é permitida, desde que possuam Alvará de Licença e TUAP (Taxa de Uso de Área Pública) quitada. Além disso, é preciso observar uma série de restrições a fim de não atrapalhar o fluxo dos pedestres.

Os fiscais orientaram os comércios para que recolhessem mobílias posicionados incorretamente.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior reforçou que essas ações visam garantir a segurança alimentar e sanitária para a população carioca.

“Faremos ações frequentes em pontos com grande concentração de bares. A ação da prefeitura é muito importante, mas esse tema de ocupação irregular do passeio passa pela conscientização do cidadão. O Rio tem essa característica. Os bares são grandes pontos de encontro de amigos ou famílias. Mas precisamos nos divertir sem ferir o direito do outro. A legislação precisa ser respeitada.“, completa.

Nos últimos 50 dias, a SEOP já foi responsável pela aplicação de 276 multas em estabelecimentos comerciais por conta de irregularidades, inclusive a ocupação ilegal das calçadas.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Leia mais

Variedades
Brasileirão: veja a tabela atualizada após a 38ª rodada
Esportes
Internacional se salva na última rodada; Fortaleza e Ceará caem
Esportes
Bortoleto mira 2026: ‘Lutar por coisas maiores’
Variedades
SP: homem é preso após tentativa de assalto a carro de luxo na Vila Olímpia
Política
Termo usado por Flávio Bolsonaro escancara chantagem, diz Lindbergh
Sorocaba
Detran, Semob e PM realizam a Operação “Direção Segura Integrada” (ODSI) na noite de sábado (6)

Mais lidas hoje