Carne bovina: demandas interna e externa aquecidas

Com a entrada de dezembro, o mercado pecuário se volta ao pico de consumo doméstico, impulsionado pelas festividades e pelo 13º salário. Isso é o que apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

No front externo, China e Estados Unidos dão sinais de demandas também firmes para este mês que se inicia. Para atender a essas vendas, pesquisadores explicam que parte dos frigoríficos já está com escalas adiantadas e com programação de férias coletivas nos últimos dias do mês. Outra parte das indústrias, no entanto, ainda precisa adquirir boa quantidade de animais e isso pode manter o mercado aquecido principalmente até meados da próxima semana.

Historicamente, conforme o centro de pesquisas, a primeira quinzena do mês costuma ser marcada por forte escoamento de carne no atacado e varejo, o que dá suporte aos preços também da arroba.

No entanto, é comum que, na segunda quinzena, haja uma redução no volume de negócios, paradas técnicas e recessos de final de ano nos frigoríficos. Mesmo assim, com a oferta de animais já ajustada e a exportação em ritmo recorde, os preços de toda a pecuária podem atravessar dezembro sustentados, sem pressão significativa de baixa.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Leia mais

Variedades
Labubu, iPhone e Canetinha: Veja os itens mais desejados no Brasil em 2025
Variedades
Tailândia contraria Trump e promete continuar lutando contra o Camboja
Variedades
Defesa Civil alerta para frente fria e chuva forte em SP até terça-feira
Variedades
São Paulo segue com mais de 500 mil imóveis sem energia elétrica
Variedades
O Grande Debate: Eduardo e Ramagem devem ou não perder mandato?
Variedades
Revisão da Magnitsky acirra tensão entre aliados de Eduardo Bolsonaro

Mais lidas hoje