Câmara bloqueia salário e cota parlamentar de Alexandre Ramagem

A Câmara dos Deputados cumpriu uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e bloqueou o salário e a cota parlamentar do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O parlamentar foi condenado a 16 anos de prisão pelo STF por envolvimento na chamada trama golpista e está foragido nos Estados Unidos.

A decisão que levou ao bloqueio do salário foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo, e já transitou em julgado (não cabem mais recursos). Além da pena de 16 anos de prisão, o acórdão do STF também determinou a perda do mandato parlamentar de Ramagem.

O bloqueio financeiro ocorreu em novembro, após o trânsito em julgado da ação. O bloqueio inclui o salário mensal e a cota para exercício da atividade parlamentar, um benefício que o deputado utilizava e que pode chegar a cerca de R$ 45 mil. A perda do mandato, no entanto, ainda não foi efetivada pela Câmara dos Deputados. O processo deve seguir o rito regimental da Casa, sendo analisado inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para, em seguida, ser votado em Plenário.

Alexandre Ramagem deixou o Brasil na segunda semana de setembro e está foragido nos Estados Unidos. A Polícia Federal foi acionada para cumprir a ordem de prisão, e o governo brasileiro prepara um pedido de extradição para que o deputado possa cumprir a pena em solo nacional.

Outros casos similares

A decisão contra Ramagem se junta a casos de outros parlamentares com medidas judiciais semelhantes:

  • Carla Zambelli (PL-SP): Teve o salário bloqueado desde junho e está na Itália, onde deve passar por uma audiência de extradição nos próximos dias.
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP): Teve o salário e a cota parlamentar bloqueados desde julho e também se encontra nos Estados Unidos.

Apesar do bloqueio dos vencimentos dos deputados, os gabinetes parlamentares continuam funcionando na Câmara, e os funcionários dos gabinetes seguem recebendo seus salários normalmente.

Leia mais

Variedades
Chuva forte faz Defesa Civil disparar alerta severo em São Paulo
Sorocaba
Túnel da ciclovia na Avenida Dom Aguirre recebe pintura e manutenção da iluminação em LED
Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso

Mais lidas hoje