O Grande Debate: Lula x Alcolumbre, quem terá que ceder?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta segunda-feira (1º), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), sobre quem terá que ceder no atrito entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Davi Alcolumbre (União-AP).

Lula sinalizou a ministros que não pretende fazer qualquer movimento de procurar o presidente do Senado antes do senador diminuir as críticas sobre a indicação de Jorge Messias para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Cardozo entende que não é o caso de nenhum dos dois cederem.

“Eles tem que buscar entendimento. Eu acho que é absolutamente legítimo que um presidente da República indique o nome para o Supremo Tribunal Federal. […] E cabe ao Senado, ao meu ver, não impor um nome, mas avaliar se aquele nome que foi indicado pelo presidente tem condições efetivas de ocupar o posto na Suprema Corte”, disse.

“O Senado, neste momento, tem que ter alguma sensibilidade para que nós possamos ter um diálogo que seja bom para o Brasil e para a perspectiva democrática do Estado de Direito”, continuou.

Fonteyne avalia que Alcolumbre está com a vantagem.

“Eu acho que o Alcolumbre vai ficar até muito quieto, porque o tempo está a favor dele. O Lula está jogando mais ou menos igual ao que foi a sua negociação com Trump: ‘eu não vou falar com ele, deixa ele falar comigo’. Mas, nesse caso, o tempo não está a favor do Lula, está a favor do Alcolumbre e o Alcolumbre está muito irritado”, defendeu.

“Portanto, eu tenho a impressão que vai ser uma pessoa [Messias] que não vai ser aprovada pelo Senado e é função do Senado aprovar. O Senado não tem que simplesmente acatar a todas as decisões”, prosseguiu.

Leia mais

Economia
Prévia do PIB cresce 0,68% em novembro e supera expectativas do mercado
Variedades
Conheça a história de Iara, cadela que morreu durante buscas por crianças
Variedades
Mercado de fertilizantes “se deteriorou ainda mais”, diz Mosaic
Sorocaba
“HumanizAção” acolhe 27 pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (15)
Esportes
Dorival critica calendário após derrota para o Bragantino: “Preparação não foi ideal”
Variedades
SP: Incêndio em subestação de energia atinge cerca de 30 mil litros de óleo

Mais lidas hoje