Moraes pede laudo após contradições de Heleno sobre Alzheimer

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (1) que o general Augusto Heleno tenha um laudo pericial feito por médicos da Polícia Federal. O pedido vem após a defesa de Heleno apresentar informações contraditórias sobre a saúde do condenado a 21 anos e 11 meses por tentativa de golpe. Inicialmente, a defesa argumentou que Heleno sofria de Alzheimer desde 2018, implicando que o general teria comandado o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República com a doença.

A afirmação foi feita durante o exame de corpo de delito quando foi detido, no dia 22 de novembro. Porém, posteriormente, a defesa afirmou que o general só teve o diagnóstico de demência mista (Alzheimer e vascular) em janeiro de 2025. No dia 29 de novembro, após a PGR se posicionar a favor da prisão domiciliar do condenado, Moraes solicitou o envio de exames que comprovassem a doença.

Ai então, a defesa mudou a versão e afirmou “que tal informação consta apenas do laudo de corpo de delito e decorre, possivelmente, de equívoco do perito. A defesa também argumenta que por não ter o diagnóstico antes de janeiro de 2025, “não havia o que comunicar à Presidência ou a qualquer órgão público. Justifica, ainda, a ausência de alegação de incapacidade durante o interrogatório, sustentando que a doença não era relevante para os fatos imputados e que buscava preservar a intimidade familiar”, diz a decisão de Moraes.

Leia mais

Economia
Prévia do PIB cresce 0,68% em novembro e supera expectativas do mercado
Variedades
Conheça a história de Iara, cadela que morreu durante buscas por crianças
Variedades
Mercado de fertilizantes “se deteriorou ainda mais”, diz Mosaic
Sorocaba
“HumanizAção” acolhe 27 pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (15)
Esportes
Dorival critica calendário após derrota para o Bragantino: “Preparação não foi ideal”
Variedades
SP: Incêndio em subestação de energia atinge cerca de 30 mil litros de óleo

Mais lidas hoje