Confusão encerra festa do tetra do Flamengo no Centro do Rio

A celebração do tetracampeonato da Libertadores do Flamengo terminou em tumulto na tarde deste domingo (30), no centro do Rio de Janeiro. O confronto ocorreu pouco depois do fim do desfile do trio elétrico que levou jogadores e comissão técnica pelas ruas do Centro. Policiais militares usaram gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar torcedores.

A confusão começou quando a Polícia Militar formou um cordão de isolamento para abrir passagem a ônibus que retirariam os atletas da região. Parte do público ficou retida atrás das grades e tentou avançar sobre o bloqueio, derrubando estruturas de contenção. Segundo relatos, alguns torcedores também jogaram pedras contra os policiais. Pelo menos duas pessoas foram socorridas em macas e levadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar. Há registros de outros feridos.

O tumulto ocorreu nas imediações da avenida Presidente Wilson e da rua Araújo Porto Alegre, próximo ao prédio do Ministério da Fazenda. A ação policial durou poucos minutos, e a multidão acabou se dispersando pelas ruas próximas, onde a festa continuou. Por volta das 16h, todas as vias bloqueadas para o evento foram liberadas, e equipes da Comlurb iniciaram a limpeza.

A comemoração começou pela manhã, quando a delegação rubro-negra desembarcou no aeroporto do Galeão vindo de Lima, no Peru. Os jogadores só deixaram o terminal após as 12h30 e chegaram ao Centro por volta das 13h, subindo no trio elétrico sob sol forte e temperaturas acima dos 30°C. A prefeitura estima que cerca de 500 mil pessoas passaram pela região durante o desfile. Houve registros de torcedores passando mal devido ao calor, e quatro postos médicos foram montados para atendimento emergencial.

O desfile percorreu a rua Primeiro de Março e a avenida Presidente Antônio Carlos — batizada como Circuito Preta Gil, em homenagem à cantora e torcedora rubro-negra — até a rua Araújo Porto Alegre. Antes da chegada do elenco, torcedores subiram em marquises, postes e janelas para tentar acompanhar o trajeto, apesar dos repetidos alertas da prefeitura sobre o risco dessas estruturas, reforçados pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais.

No trio elétrico, o atacante Pedro, ainda em recuperação de lesão, comandou a festa, puxou cantos da arquibancada e interagiu com o público em transmissões ao vivo. A taça da Libertadores — danificada durante as comemorações em Lima — foi exibida e passou de mão em mão entre os jogadores. O Flamengo conquistou o tetracampeonato no sábado (29), ao vencer o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Monumental de Lima, com gol de Danilo.

Leia mais

Variedades
Chuva forte faz Defesa Civil disparar alerta severo em São Paulo
Sorocaba
Túnel da ciclovia na Avenida Dom Aguirre recebe pintura e manutenção da iluminação em LED
Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso

Mais lidas hoje