Número de mortos em ciclone no Sri Lanka sobe para 212

O número de mortos em um ciclone que atingiu o Sri Lanka subiu para 212, com 218 desaparecidos, informaram as autoridades neste domingo (30). As operações de resgate continuam pelo quarto dia consecutivo.

Quase um milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e inundações que atingiram grande parte do país insular do sul da Ásia. Cerca de 200 mil pessoas foram obrigadas a se deslocar para abrigos, informou o Centro de Gerenciamento de Desastres em um comunicado.

Chuvas recordes atingiram o país desde a última quinta-feira (28), causando múltiplos deslizamentos de terra na região central montanhosa. Rios transbordaram e submergiram cidades inteiras em todo o país.

Mais de 24 mil policiais, militares e membros da força aérea continuam tentando chegar às famílias ilhadas pelas enchentes, segundo as autoridades.

Mais de 120 pessoas foram resgatadas por helicópteros da força aérea depois que a barragem do reservatório de Mavil Aru, na parte leste da ilha, rompeu.

Cerca de 2 mil pessoas foram transferidas para locais mais altos por segurança, informou o Exército em um comunicado.

Dezenas de famílias estão ilhadas em suas casas pelas enchentes na capital comercial Colombo, uma das áreas mais afetadas.

No subúrbio de Kelaniya, em Colombo, assim como em muitas outras partes do país, refeições prontas estão sendo distribuídas por agências governamentais, mas muitos disseram à agência de notícias Reuters que ainda não receberam ajuda suficiente.

“Minha irmã e eu ficamos ilhadas no andar superior de nossa casa com nossos quatro filhos por dois dias. Aos poucos, nossa comida foi acabando. Só tínhamos biscoitos e água para dar a eles ontem à noite”, falou Sunethra Priyadarshani, de 37 anos, à Reuters. A família foi resgatada por um barco.

“Só temos a roupa do corpo. Vamos ficar na casa de uma tia por enquanto. Mas precisamos muito de ajuda”, acrescentou.

A previsão é de que as águas das enchentes recuem gradualmente nos próximos três dias, à medida que o ciclone se desloca em direção ao sul da Índia.

A energia elétrica, o abastecimento de água e as comunicações serão restabelecidos gradualmente, informaram as autoridades, após linhas de transmissão e transformadores terem sido destruídos pelas enchentes.

Na Indonésia, Malásia e Tailândia, o número de mortos subiu para mais de 700 devido às enchentes e deslizamentos de terra causados ​​pelas chuvas torrenciais nos três países, disseram autoridades neste domingo (30).

Os esforços de socorro para dezenas de milhares de desabrigados continuaram durante o fim de semana.

Leia mais

Variedades
Veja a íntegra da decisão de Moraes que mandou Bolsonaro para a Papudinha
Política
Irmã de Ricardo Nunes, prefeito de SP, é presa após ser reconhecida pelo Smart Sampa
Sorocaba
Casa do Trabalhador oferece 120 vagas de emprego na sexta-feira (16)
Variedades
Moraes sobre prisão de Bolsonaro: “Não é hotel, nem colônia de férias”
Variedades
Anitta será atração na primeira festa do BBB26
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para a programação gratuita “Férias nos Museus 2026” na próxima segunda-feira (19)

Mais lidas hoje