Um traficante do Complexo da Maré fez uma mulher e uma criança reféns durante uma operação na comunidade da Vila do João no dia 26 de novembro. O local estava sendo monitorado e agentes da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), a tropa de elite da Polícia Civil, conseguiram prender o criminoso e resgatar as vítimas.
A ação foi toda gravada por um drone do setor de inteligência da Polícia Civil. O local onde ele estava com a mulher e a criança funciona como ponto logístico de criminosos.
Nas imagens, é possível ver a casa dentro da Vila do João cercada por policiais quando o criminoso primeiro joga um fuzil pela janela e em seguida chega até a porta. Nesse momento ele está com a mulher e com uma criança sendo feitos reféns.
Os policiais conseguem trazer o traficante para o lado de fora da residência, todos caem no chão e a mulher e a criança são resgatadas. Elas não ficaram feridas.
Nesse dia a Polícia Civil realizava uma operação de emergência na Vila do João, uma das comunidades que fazem parte do Complexo da Maré. O objetivo era prender criminosos que estariam se preparando para invadir uma comunidade rival.
A operação chegou a provocar interdições na Linha Amarela, uma das principais vias expressas da cidade do Rio. Houve uma intensa troca de tiros entre traficantes e a polícia. Uma criança foi baleada dentro de uma escola e uma sala de aula da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Ilha do Fundão, também foi atingida por disparos.
Durante a operação, três criminosos morreram. Dois fuzis e uma pistola foram apreendidos. Além do traficante preso, outro suspeito também foi detido pela polícia.
