Operação mira influenciadores suspeitos de promover soltura de balões em SP

A Polícia Militar Ambiental, em parceria com o MPSP (Ministério Público de São Paulo), deflagrou nesta terça-feira (25) a Operação Bancada, que mira influenciadores digitais suspeitos pela fabricação e comercialização clandestina de balões. De acordo com a investigação, eles promoviam e monetizavam conteúdos em cima desta prática.

São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão, com a participação de 170 policiais militares. A maior concentração de apreensões ocorre na Rua Mourão Vieira, no bairro da Casa Verde, zona Norte da capital.

Leia também: Suspeito em explosão no Tatuapé já respondeu por soltura de balões em SP

Conduzida ao longo dos últimos seis meses, a investigação identificou os principais responsáveis pela fabricação, soltura e recuperação de balões de grande porte.

As equipes também localizaram os produtores de conteúdo e administradores de páginas dedicadas a divulgar e incentivar a prática nas redes sociais.

Por determinação do Poder Judiciário, os investigados tiveram as contas e páginas utilizadas para a promoção das práticas suspensas.

Segundo a polícia, essas páginas impulsionavam o crime ao gerar engajamento, monetização e estímulo à reprodução da conduta ilegal, que oferece risco direto à população e ao meio ambiente. A fabricação, armazenagem, transporte ou soltura de balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais

A ação segue em andamento na capital e na região metropolitana.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Leia mais

Esportes
Andreas Pereira sofre lesão no ombro e deve desfalcar Palmeiras por um mês
Variedades
Jogo do Palmeiras na Copinha é interrompido por apagão antes de pênaltis
Variedades
Harry Styles anuncia novo álbum para março
Sorocaba
GCM apreende 500 gramas de cocaína no Jd. Residencial Deolinda Guerra
Variedades
Chuva forte faz Defesa Civil disparar alerta severo em São Paulo
Sorocaba
Túnel da ciclovia na Avenida Dom Aguirre recebe pintura e manutenção da iluminação em LED

Mais lidas hoje