Um grupo de pescadores resgatou, no último domingo (16), um pai e seu filho, que passaram cerca de 24 horas à deriva no mar do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo os pescadores, que realizaram o salvamento, a jangada em que as vítimas estavam virou em alto-mar. Durante todo o período em que permaneceram à deriva, os dois sobreviveram consumindo apenas sal e leite.
As vítimas foram identificadas como Antônio Leonisio Ribeiro, de 70 anos, presidente do Sindicato dos Pescadores do Ceará, e o filho dele, Alex Monteiro Ribeiro. O resgate foi registrado pelos próprios pescadores em vídeo. No vídeo, é possível ver a dupla tentando se equilibrar sobre as ondas e sobre a embarcação parcialmente submersa.
Os responsáveis pelo salvamento relataram que, quando foram encontrados, Antônio Leonísio estava exausto e chegou a dizer ao filho que acreditava não conseguir resistir por muito mais tempo.
Lucas Guedes, de 32 anos, um dos pescadores que participaram da ação, afirmou que pai e filho estavam sem alimentos e água, restando apenas leite misturado com sal. Apesar do desgaste provocado pelas horas de exposição no mar aberto, os dois foram retirados da água com vida.

