Após estragos, ciclone extratropical se afasta do Brasil neste domingo (9)

O ciclone extratropical que atingiu parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste se afasta do Brasil e segue para alto-mar neste domingo (9).

De acordo com a Climatempo, o vento perde muita força em relação ao sábado (8) e sai do litoral de São Paulo em direção ao mar. Segundo a previsão, não há mais risco de temporal e nem de ventania nos estados atingidos.

A frente fria avançou sobre o Sul e o Centro-Oeste espalhando nuvens carregadas sobre estas regiões, que provocaram nova onda de temporais.

Ciclone causou estragos no fim de semana

A frente fria e o ciclone se formaram durante a última sexta-feira (7). O estado mais atingido pela passagem da frente fria foi o Paraná. Na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, seis pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas após o ciclone se transformar em um tornado.

O governo do Paraná classificou o tornado como um fenômeno meteorológico de nível F3 — o terceiro numa escala que mede de zero a cinco a intensidade desse tipo de evento climático.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil também confirmou a ocorrência de três tornados em cidades do Oeste. Houve danos em residências, quedas de árvores e destelhamentos na região. Pelo menos 32 pessoas estão desalojadas e duas ficaram feridas.

Em São Paulo, segundo a Defesa Civil estadual, a maior rajada de vento registrada alcançou 109 km/h e 18 pessoas ficaram desalojadas por conta do fenômeno climático. O ciclone provocou um desabamento parcial de uma casa (por infiltração no solo) na capital paulista.

Ciclone extratropical: Defesa Civil montará gabinete de emergência em SP

A Enel chegou a emitir um alerta de chuvas intensas e mobilizou a ativação de um plano de contingência para o enfrentamento aos danos causados pelos temporais. Não houve registro de feridos no estado.

Já no Rio de Janeiro, a Avenida Niemeyer e a Ciclovia Tim Maia, na zona Sul da capital, chegaram a ser interditadas devido aos fortes ventos registrados na estação do Vidigal, com rajadas chegando aos 74,8 km/h neste sábado (8).

A ventania provocou ainda a queda de parte do muro do metrô entre as estações de Coelho Neto e Colégio, na zona norte do Rio.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Leia mais

Esportes
Palmeiras vence Mirassol por 1 a 0 e segue invicto no Paulistão
Variedades
Kings League: Brasil é bicampeão mundial, e Ronaldo entrega troféu
Variedades
Delegados da PF criticam atuação do STF em investigação do Banco Master
Variedades
Palmeiras x Mirassol: escalações e onde assistir ao jogo do Paulistão
Variedades
Presidente interino do São Paulo se reúne com elenco na véspera de clássico
Variedades
Jonas conquista a primeira Prova do Anjo do BBB 26

Mais lidas hoje