O Governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta sexta-feira (7), que a Defesa Civil ampliará a área de risco severo para ventos acima de 100 km/h, chuvas intensas e granizo no estado. O CMDEC (Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado) acompanha as possibilidades de rajadas de ventos severas e tornados, nas Regiões Nordeste, Norte e Noroeste do estado.
A formação de um ciclone extratropical deve provocar temporais nas Regiões Sul e Sudeste do país, com possibilidades de granizo e tornados, principalmente na Região Sul do Brasil.
Estão previstas também, chuvas intensas e queda de granizo de grande porte e ventos por conta do ciclone. Os acúmulos de chuvas devem oscilar entre 60 a 100 mm/dia na Região Central e no Litoral Norte, do Rio Grande do Sul.
O alerta devem ocorrer em um período de 6h a 12h, entre a madrugada e o início da tarde de sexta-feira (7). As rajadas de vento oscilam entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte.
Alerta da Defesa Civil para chuvas intensas
Segundo o Defesa Civil, há risco de inundação nas bacias do Caí e do Sinos, podendo atingir cota de inundação nos rios Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro) e Paranhana (Três Coroas e Igrejinha).

*Sob supervisão de Pedro Osorio

