Castro tem maior aprovação após megaoperação, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º) mostra que a gestão do governador Cláudio Castro (PL) alcançou o maior índice de aprovação desde 2022. Segundo o levantamento, 40% dos moradores da capital e da região metropolitana do Rio de Janeiro avaliam o governo como ótimo ou bom.

A taxa de desaprovação também atingiu o nível mais alto da série, com 34% dos entrevistados classificando a administração como ruim ou péssima. Outros 23% consideram a gestão regular.

Na pesquisa anterior, realizada em setembro de 2022 – às vésperas da eleição -, os índices eram os seguintes: 31% avaliavam o governo como ótimo ou bom; 25%, como ruim ou péssimo; e 37%, como regular.

O levantamento também mediu a percepção da população sobre a atuação do governo na área da segurança pública, após a megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28), que resultou em 121 mortes.

De acordo com o Datafolha, 37% dos entrevistados consideram o desempenho do governo na segurança ótimo ou bom; 25% o avaliam como regular; e 37% o classificam como péssimo.

A operação policial foi vista como “muito bem executada” por 48% dos participantes, enquanto 21% consideraram sua execução regular, com falhas. Para 24%, a ação foi mal conduzida. Além disso, 57% disseram concordar com a afirmação de Castro de que a operação foi um sucesso, enquanto 39% discordaram totalmente.

O levantamento ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais por telefone, na cidade do Rio e na região metropolitana, nos dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na capital, a aprovação do governador cai para 30%, considerando margem de erro de cinco pontos percentuais. Já nas demais cidades da região metropolitana, o índice sobe para 51%, com margem de erro de seis pontos. A desaprovação chega a 39% na capital e 28% no Grande Rio.

Leia mais

Variedades
Chuva de granizo e vendaval atingem munícipios do Paraná; veja imagens
Variedades
Palmeiras “alternativo” vence fora e volta à liderança do Brasileiro
Agronegócio
Com demanda externa aquecida, boi gordo sinaliza reação nos preços em outubro
Variedades
Fiéis aplaudem Castro em missa após ação policial no RJ
Variedades
Ataque com faca em trem na Inglaterra deixa ao menos dez feridos
Variedades
Ataque dos EUA a embarcação no Caribe deixa três mortos, diz secretário

Mais lidas hoje