Chuva e nova frente fria: país terá tempo instável nesta semana

Uma nova frente fria atinge o país nesta segunda-feira (27). Segundo o Climatempo, temporais podem ocorrer nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Não há previsão de queda de temperatura acentuada na Região Centro-Sul, mas há risco de fortes pancadas de chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país.

A previsão é de que a partir de terça-feira (28), esta frente fria avance pelo litoral de São Paulo, e na quarta-feira (29) siga pelo litoral do estado do Rio de Janeiro, chegando ao Espírito Santo entre quinta e sexta-feira.

As áreas de instabilidade da frente fria podem provocar temporais na região da Grande Curitiba, Centro-Leste, Norte e Oeste do Paraná. Chuvas fortes e moderadas atingem o Sudoeste e Sul do estado. Também há risco de temporais na serra e no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí.

No extremo norte do Rio Grande do Sul ainda pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais, mas a maioria das áreas gaúchas já não será mais afetada pelas áreas de instabilidade desta frente fria.

Regiões de São Paulo próximas da divisa com o Paraná entram em alerta para temporais, como os municípios de Presidente Prudente e Ourinhos. A chuva acontece desde cedo nessas regiões. Na Grande São Paulo, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes pelo litoral e nas demais áreas do interior paulista, principalmente à tarde e à noite.

Algumas pancadas de chuva moderadas e fortes poderão ocorrer a partir da tarde no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Rio e em quase todas as regiões fluminenses.

Na região Centro-Oeste do país, a nova frente fria estimula o aumento da instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul, e em algumas áreas de Mato Grosso e de Goiás.

Recorde de frio em outubro

Temperaturas excepcionalmente baixas, registradas em algumas capitais brasileiras este mês, não eram observadas há décadas. Geadas tardias ocorreram nos três estados da Região Sul e em locais mais elevados da serra da Mantiqueira, no Sudeste.

A presença prolongada do ar frio de origem polar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, combinada com dias de nebulosidade e chuva, deixaram as temperaturas abaixo do normal. As baixas temperaturas também conseguiram avançar sobre áreas do Mato Grosso do Sul, Goiás e sul da Bahia.

No Norte do Brasil e no Noroeste de Mato Grosso, as temperaturas abaixo da média são associadas ao excesso de nebulosidade e chuva frequente ao longo do mês de outubro. Na última semana do mês, o frio volta a aparecer em razão do aumento da nebulosidade e da chuva.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Leia mais

Variedades
Henri Castelli recebe alta de hospital após convulsões no BBB 26
Variedades
Justiça autoriza cobrança de multa em pedágio free flow na Via Dutra
Variedades
Luciana Gimenez deixa a RedeTV! após 25 anos
Política
Lula afirma que salário mínimo do Brasil ‘é muito pouco’
Variedades
Atlético-MG anuncia contratação do lateral Ángelo Preciado
Sorocaba
Secretaria da Educação publica edital para o custeio de transporte

Mais lidas hoje