Facebook remove grupo com 11 mil pessoas após ação sobre metanol, diz AGU

O Facebook removeu um grupo com mais de 11 mil participantes que comercializava garrafas usadas de bebidas alcoólicas, frequentemente utilizadas para envasar produtos adulterados. A exclusão ocorreu após notificação da AGU (Advocacia-Geral da União), que também solicitou a preservação de provas, como postagens, nomes de membros e ações dos administradores – dados que poderão auxiliar em eventuais investigações policiais.

Essa é a terceira notificação enviada pela PNDD (Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia), unidade da AGU, à plataforma no contexto da crise provocada por intoxicações com metanol. O documento foi protocolado na quinta-feira (9).

Segundo a PNDD, a venda em larga escala de garrafas de marcas conhecidas, muitas ainda com os rótulos originais, facilita a falsificação de bebidas alcoólicas, contribuindo para episódios graves de intoxicação por metanol e colocando em risco a saúde pública.

A procuradoria alertou que a comercialização de insumos usados para adulteração de bebidas compromete políticas públicas de saúde, enfraquece a fiscalização sobre produtos sujeitos à tributação e expõe a população a riscos como intoxicação, cegueira e até morte.

Raphael Ramos, procurador nacional da União de Defesa da Democracia, destacou a importância da colaboração entre setor público e plataformas digitais. “A cooperação do setor privado em casos de ameaça grave à saúde pública é essencial para a promoção de um ambiente digital seguro. Não se pode permitir a circulação de conteúdos e produtos nocivos, seja por meio de anúncios ou de comércio ilegal”, afirmou.

A notificação da AGU também menciona solicitação anterior da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que plataformas de comércio eletrônico suspendam a venda de itens usados na falsificação de bebidas — como lacres, tampas, selos e garrafas não colecionáveis.

Por fim, a AGU reforçou que o grupo violava as diretrizes do próprio Facebook, que proíbem a venda de produtos ilegais ou voltados à falsificação, bem como atividades comerciais que coloquem em risco a segurança dos consumidores.

A notificação também relembra o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a responsabilidade das plataformas digitais quanto ao conteúdo de terceiros, conforme o Marco Civil da Internet.

Leia mais

Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna

Mais lidas hoje