Caso suspeito de intoxicação por metanol em Belo Horizonte é descartado

O SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) descartou, na manhã desta quarta-feira (8), possível caso de intoxicação por metanol de uma paciente de 48 anos, moradora de Belo Horizonte, que estava internada no Hospital João XXIII. Resultados demonstraram ausência de ácido metanoico.

A paciente tinha dado entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da capital mineira na segunda-feira (6), apresentando náuseas, vômitos, dor abdominal e cefaleia (dor de cabeça), sintomas idênticos ao que uma vítima de intoxicação por metanol apresentaria.

Após avaliação ela foi transferida, na manhã de terça-feira (7), para o Hospital João XXIII. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, assim que o CIEVS-MG (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais) foi comunicado do caso, o Estado foi imediatamente informado e coletas de amostras para análises feitas pelo Polícia Científica de Minas Gerais, foram realizadas.

Este é o terceiro caso descartado após suspeita de intoxicação por metanol no estado. Outros dois foram registrados nas cidades de Santa Maria do Suaçuí e Poços de Caldas.

Segundo o SES, o CIATox/MG (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais) permanece disponível 24 horas por dia para orientação técnica e assistência em casos de intoxicação.

Os sintomas apresentados por intoxicação por metanol são, náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia, geralmente de forte intensidade, confusão, vertigem, perda de visão, “borramento” visual, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada. A secretaria ainda reforça o alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa.

Leia mais

Variedades
Economia circular impulsiona ações ambientais no setor varejista
Variedades
Defesa de Buzeira se manifesta após prisão de influencer: “É trabalhador”
Variedades
Vasco visita o Fortaleza contra jejum de 22 anos pela Série A do Brasileiro
Variedades
Real Time: ex-prefeita e prefeito de Boa Vista lideram cenários em Roraima
Variedades
Explosão de carro-bomba deixa um morto em Guayaquil, no Equador
Variedades
Vulcão entra em erupção na Indonésia e lança fumaça a 10 km de altura

Mais lidas hoje