Fávaro: Brasil está preparado para enfrentar retaliações dos EUA

Carlos Fávaro
Foto: Diego Campos/Secom/PR

O Brasil está preparado para enfrentar quaisquer retaliações dos Estados Unidos após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a posição do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante entrevista na manhã desta quarta-feira (17) ao programa Bom dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Segundo Fávaro, a postura recente dos EUA não condiz com o histórico democrático do país, atualmente liderado pelo republicano Donald Trump. O ministro comentou a declaração do senador norte-americano Marco Rubio, que anunciou na semana passada a possibilidade de novas medidas contra o Brasil.

“Fico triste em ver um país historicamente defensor da democracia interferindo em assuntos de outro país. Não há capacidade diplomática para esse tipo de ação”, afirmou.

Apesar das ameaças, o ministro reforçou que o Brasil mantém sua independência e está preparado para enfrentar qualquer medida externa. “Estamos prontos para lidar com altivez. O Brasil é soberano, e qualquer ação será enfrentada de cabeça erguida”, destacou.

Suporte aos exportadores

Além da posição diplomática, o governo brasileiro reforçou medidas de apoio aos produtores e exportadores afetados por barreiras externas. A medida provisória Brasil Soberano, já em vigor, amplia linhas de crédito e oferece condições especiais para empresas que sofreram dificuldades nas exportações devido às taxações norte-americanas.

De acordo com Fávaro, qualquer empresário ou produtor que comprovar dificuldades em manter suas exportações poderá acessar a linha de crédito, garantindo capital de giro e continuidade da produção. “É uma forma de enfrentar desafios externos sem comprometer a competitividade do agronegócio brasileiro”, explicou.

Além disso, o ministro destacou que o governo está atento ao restabelecimento das relações comerciais internacionais. “Nos últimos dois anos, abrimos mais de 400 mercados para produtos brasileiros. O objetivo é garantir estabilidade na produção, segurança para o consumidor e expansão do agronegócio”, disse.

Brasil Soberano

A linha Brasil Soberano, lançada em 13 de agosto pelo governo federal, reforça a capacidade do país de proteger seus exportadores frente a barreiras externas. Com crédito facilitado e garantias para empresas impactadas pelo tarifaço, a medida garante que produtores e empresas possam manter o fluxo de exportações.

Ainda conforme Fávaro, recursos do BNDES, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estão disponíveis para quem comprovar dificuldades em manter as vendas internacionais.

O post Fávaro: Brasil está preparado para enfrentar retaliações dos EUA apareceu primeiro em Canal Rural.

Leia mais

Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%

Mais lidas hoje