Ala da esquerda defende “anistia light” aos envolvidos nos atos de 8/1

Uma ala de parlamentares da esquerda no Congresso Nacional está considerando apoiar uma versão mais moderada do projeto de lei da anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A proposta denominada “anistia light” busca uma solução intermediária que exclui do perdão os organizadores e os financiadores dos atos antidemocráticos. A apuração é do analista de Política da CNN Pedro Venceslau para o Bastidores CNN.

Embora o PT mantenha posição contrária a qualquer tipo de anistia, setores mais moderados, incluindo representantes do PSB, PDT e PC do B, começam a defender a possibilidade de um acordo. A estratégia visa esvaziar o discurso de grupos que defendem uma anistia mais abrangente.

Os defensores da “anistia light” argumentam que a proposta poderia expor que o verdadeiro objetivo dos grupos que pedem perdão amplo não é beneficiar manifestantes, como Débora do Batom, que se tornou símbolo após escrever “perdeu, mané” em estátua do STF, mas proteger lideranças e organizadores dos atos.

A construção de um possível acordo passaria pelo aval do Supremo Tribunal Federal e envolveria a manutenção das punições para os considerados organizadores e financiadores dos atos antidemocráticos. A proposta manteria as penas e a inelegibilidade para os principais articuladores, focando apenas em participantes com menor envolvimento.

O governo trabalha com duas estratégias principais para lidar com a situação: tentar derrotar o projeto no voto, convencendo partidos de centro-direita a votarem contra, ou buscar esvaziar a votação para que a urgência não alcance os 257 votos necessários.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Leia mais

Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso
Política
Damares divulga lista de igrejas e pastores citados em requerimentos da CPMI do INSS
Variedades
EUA concluem primeira venda de petróleo da Venezuela

Mais lidas hoje