O decorrer desta terça-feira (16) dever ser marcado por clima de instabilidade no sul do país, afetando principalmente regiões no estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pelo Climatempo.
Em São Paulo o dia amanhece com céu limpo, mas com previsão de pancadas de chuva no início da tarde. Entre o norte, centro-leste e leste paulista – incluindo a região metropolitana de SP –, não estão descartados eventuais episódios de chuva forte localizada, seguidos por raios e rajadas de vento.
No Rio de Janeiro há risco de temporais com raios e queda de granizo. O alerta vale também para a região entre a Serra da Mantiqueira, sul e Zona da Mata mineira, Vale do Paraíba e sul fluminense. Ao longo desta terça-feira (16), os ventos apresentam rajadas que podem variar entre 51 e 70 km/h.
O norte de Minas Gerais conta com ar seco e calor durante o dia. Já na tarde de terça (16), há alerta de baixa umidade do ar. No Espírito Santo a chuva segue concentrada na faixa litorânea.
Demais regiões do país
No Rio Grande do Sul, o dia permanece com sol, mas há previsão de chuvas fracas em todo o estado gaúcho, devido à entrada de umidade de origem oceânica sobre o continente. Também há condições para formação de nevoeiro.
Já em áreas do leste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, fortes pancadas de chuva devem atingir a região no período da madrugada e manhã. Os temporais devem diminuir ao longo da terça-feira (16).
Apesar da condição o oeste catarinense, além do sudoeste, oeste e noroeste paranaense, não devem contar com chuva significativa durante o dia.
Entre o oeste e noroeste de Mato Grosso, há risco de chuva forte acompanhada por raios. A chuva segue com caráter mais localizado, em forma de pancadas, e boa parte das regiões dos estados devem seguir com predomínio de sol e calor durante o dia.
Segundo o Climatempo, no norte de Goiás e no Distrito Federal, o ar seco segue ganhando força no decorrer das horas e o período da tarde, desta terça-feira (16), é marcado pelo alerta de baixa umidade do ar.
Entre o litoral de Sergipe e de Alagoas, há risco de chuva mais grossa no decorrer do dia. Já o litoral da Bahia apresenta pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade. O interior nordestino segue com predomínio de tempo aberto, sol e ar seco durante a tarde.
Em boa parte do sertão e meio norte, os índices de umidade devem permanecer abaixo dos 20% durante as horas mais quentes. A região apresenta destaque para o calor intenso, ar seco e risco de queimadas.
No Norte, o tempo instável atinge o Amazonas, Acre e Rondônia. Nessas áreas, as pancadas podem vir com forte intensidade em determinados intervalos. Também há risco de chuva forte no oeste do Amapá.
Por outro lado, o Tocantins segue com predomínio de tempo firme, com dia ensolarado e quente. Na tarde de terça-feira (16), a umidade relativa do ar atinge níveis críticos em toda o estado.