Um ciclone extratropical de forte intensidade deve atingir o Sul do Brasil entre o final da noite desta segunda-feira (8) e a madrugada dessa terça-feira (9). Além disso, há previsão de uma nova frente fria decorrente do fenômeno.
Segundo o Climatempo, o ciclone se forma sobre o oceano, perto da costa do Rio Grande do Norte e do Uruguai. Devido a proximidade, podem ser produzidas rajadas de vento com velocidade entre 51 km/h e 70 km/h.
A frente fria, que se organiza pelo interior do Sul do país e sobre o Paraguai, gera áreas de instabilidade de forte intensidade no Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com o Climatempo, o estado enfrenta muita chuva e tempo instável durante esta segunda-feira (8).
No decorrer da terça-feira (9), o ciclone permanece próximo à costa gaúcha, enquanto a frente fria avança para São Paulo, com previsão de pouca chuva. A Defesa Civil da região paulista alerta para possibilidade de transtornos gerados pelos ventos.
Já na quarta-feira (10), o fenômeno extratropical estará se afastando para alto mar, enquanto o ar frio segue pelo oceano em direção ao Espírito Santo.
Sob supervisão de AR.