Sobe para 612 o número de mortes de animais em investigação após uso de vacina

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou para 612 o número de mortes de animais que teriam relação com a vacina contra clostridiose Excell 10, de propriedade do laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.

De acordo com a pasta, os óbitos envolvendo caprinos, ovinos e bovinos vêm sendo comunicados por produtores à medida que ocorrem.

O Mapa orienta que as notificações sejam encaminhadas via sistema e-Sisbravet, ferramenta eletrônica específica para o registro e acompanhamento de notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Segundo Ministério, as notificações já encaminhadas pelo canal FalaBr também serão atendidas e transferidas para o sistema e-sisbravet.

O Mapa também recomenda que os casos sejam registrados junto aos canais da empresa proprietária da vacina, Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda., pelos contatos de telefone 0800 400 7997 e whatsapp: (43) 99135-1168, além do endereço eletrônico: sac.br@dechra.com.

A pasta destaca que a vacinação contra a clostridiose continua sendo considerada uma estratégia eficaz no combate à doença, altamente letal. “O consumo de produtos de origem caprina, ovina e bovina, provenientes de animais saudáveis e inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial, é seguro”, reforça o Ministério, em nota.

Entenda o caso da vacina

A ocorrência de reações adversas em animais com possível relação ao uso dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina Excell 10 foi notificado ao Mapa em agosto pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

Logo em seguida, o Ministério determinou, cautelarmente, a apreensão de todos os lotes do imunizante, além da interdição da fabricação do produto, da realização de auditoria na empresa fabricante e da coleta de amostras para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. A empresa, por sua vez, iniciou o recolhimento dos dois lotes após determinação do Mapa.

O Ministério informa que há relatos de mortes de animais em outros estados, que ainda estão em investigação para verificar possível correlação com o uso da vacina.

“A causa das mortes ainda não foi confirmada. O Ministério segue atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para esclarecer os fatos e adotar todas as medidas necessárias à proteção da pecuária nacional”, diz a pasta.

Leia mais

Variedades
Lula defende soberania e Pix em pronunciamento do 7 de Setembro
Variedades
Em pronunciamento, Lula critica “traidores da pátria” por “ataques” ao país
Variedades
Celac expressa “profunda preocupação” com envio de navios dos EUA ao Caribe
Variedades
Temperaturas no litoral de SP e do RJ devem cair neste final de semana
Variedades
Reuters remove vídeo de Xi e Putin após exigência de estatal chinesa
Variedades
Influenciador “Gato Preto” será investigado por lavagem de dinheiro em SP

Mais lidas hoje