Naufrágio em barco de imigrantes na África deixa ao menos 70 mortos

Pelo menos 70 pessoas morreram quando um barco que transportava imigrantes naufragou na costa da África Ocidental, informou o Ministério das Relações Exteriores da Gâmbia na noite desta sexta-feira (30), em um dos acidentes mais mortais dos últimos anos em uma popular rota de migração para a Europa.

Outras 30 pessoas podem ter morrido depois que a embarcação, que se acredita ter partido da Gâmbia e transportava principalmente cidadãos gambianos e senegaleses, naufragou na costa da Mauritânia na manhã de quarta-feira (27), informou o ministério em um comunicado.

O navio transportava cerca de 150 passageiros, 16 dos quais foram resgatados. As autoridades mauritanas recuperaram 70 corpos na quarta e quinta-feira, e relatos de testemunhas sugerem que mais de 100 podem ter morrido, segundo o comunicado.

A rota de migração atlântica da costa da África Ocidental para as Ilhas Canárias, normalmente utilizada por imigrantes africanos que tentam chegar à Espanha, é uma das mais mortais do mundo.

Mais de 46 mil imigrantes irregulares chegaram às Ilhas Canárias no ano passado, um recorde, segundo a União Europeia. Mais de 10 mil pessoas morreram tentando a viagem, um aumento de 58% em relação a 2023, segundo o grupo de direitos humanos Caminando Fronteras.

O ministério das Relações Exteriores da Gâmbia implorou aos seus cidadãos que “se abstenham de embarcar em viagens tão perigosas, que continuam a ceifar a vida de muitas pessoas”.

Leia mais

Variedades
STF condena Marcelo Bormevet 15 anos de prisão por plano de golpe
Variedades
Kadu Santos, fisiculturista e influencer gaúcho, morre aos 31
Agronegócio
Anec faz leves ajustes nas exportações de grãos para outubro
Agronegócio
Demanda enfraquecida pressiona cotações do mamão
Variedades
Polícia Civil localiza cemitério clandestino do Comando Vermelho no RJ
Variedades
Após mais de 5 horas, Linha 4-Amarela reabre transferências depois de falha

Mais lidas hoje