Polícia Federal quer agentes na casa de Bolsonaro para monitoramento efetivo

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou o monitoramento 24 horas do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar. Esta decisão veio após uma recomendação da Procuradoria Geral da República e foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. O monitoramento será realizado do lado de fora da residência de Bolsonaro, localizada em um condomínio de luxo em Brasília, pela Polícia Penal local. No entanto, a Polícia Federal expressou preocupações adicionais, solicitando à Suprema Corte a presença de agentes dentro da casa do ex-presidente, citando riscos de fuga devido a possíveis falhas na tornozeleira eletrônica de Bolsonaro.

A apreensão do celular de Bolsonaro intensificou as preocupações da PF, especialmente após a descoberta de um rascunho de pedido de asilo político na Argentina, que seria supostamente endereçado ao presidente Javier Milei — a defesa nega veementemente. Este documento, considerado de extrema urgência, menciona uma suposta perseguição política sofrida pelo ex-presidente no Brasil. Apesar da gravidade da situação, a decisão de Moraes e da PGR foi mais branda, optando por um monitoramento externo para respeitar a integridade dos vizinhos de Bolsonaro. A PF, no entanto, continua a insistir na necessidade.

O deputado Rogério Correa, do PT, que apresentou um requerimento ao STF sobre o risco de fuga de Bolsonaro, defendeu a medida de monitoramento. Ele argumenta que há uma tentativa contínua de desestabilização política e social no Brasil, o que justifica a vigilância rigorosa. Correa acredita que a situação atual exige medidas firmes para garantir a segurança e a estabilidade do país, e que o monitoramento é uma resposta adequada às ameaças percebidas.

Leia mais

Agronegócio
Preços da soja encerram agosto em queda
Variedades
Ao lado de Putin, Xi Jinping apresenta China como líder global alternativa
Variedades
Brasileiro que atuava no Exército Israelense morre na Faixa de Gaza
Variedades
Namorado de influenciadora morre no RJ após acidente
Agronegócio
Agosto traz preços mais altos para a soja no Brasil; mercado aquece ‘na largada’
Variedades
Operador é encontrado morto dentro de câmara fria em SC

Mais lidas hoje