Governo envia nesta quinta ao Senado indicação de Gonet ao cargo de PGR

O governo federal vai encaminhar nesta quinta-feira (28) ao Senado Federal a indicação de Paulo Gustavo Gonet Branco para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República por mais dois anos.

A indicação será formalizada na edição desta quinta do Diário Oficial da União. Gonet assumiu a chefia do Ministério Público Federal em dezembro de 2023 escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O nome do procurador-geral terá de ser novamente sabatinado e votado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, depois, submetido ao plenário da Casa. Em 2023, Gonet foi aprovado com o voto favorável de 65 senadores e contrário de onze.

A ministra Gleisi Hoffmann (PT), da Secretaria Institucional da Presidência, comunicou nesta quarta-feira (27) a Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, sobre a decisão de Lula de reconduzir Gonet.

 

Gleisi deixou Alcolumbre confortável para marcar a sabatina, uma premissa do Senado. Alcolumbre discutirá o assunto com o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CCJ, para definirem uma data.

Auxiliares de Lula afirmam que a recondução “antecipada” de Gonet, cuja gestão chega ao fim em dezembro deste ano, representa uma demonstração de normalidade e de respeito às instituições.

Em nota, Gonet agradeceu a Lula pela indicação e se disse animado e confortado pela demonstração de renovada confiança. “Renovo também eu o meu propósito de empenho e dedicação à causa da Justiça, ao Ministério Público e ao país”, disse.

Leia mais

Agronegócio
Preços da soja encerram agosto em queda
Variedades
Ao lado de Putin, Xi Jinping apresenta China como líder global alternativa
Variedades
Brasileiro que atuava no Exército Israelense morre na Faixa de Gaza
Variedades
Namorado de influenciadora morre no RJ após acidente
Agronegócio
Agosto traz preços mais altos para a soja no Brasil; mercado aquece ‘na largada’
Variedades
Operador é encontrado morto dentro de câmara fria em SC

Mais lidas hoje