Fifa ameaça suspender Federação de Futebol da Índia caso estatuto não seja atualizado

A Fifa e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) ameaçaram a Federação de Futebol da Índia (AIFF) com a exclusão da seleção nacional e dos clubes do país de todas as competições caso não recebam seu novo estatuto até o dia 30 de outubro.

Em uma carta dirigida ao presidente da AIFF, Kalyan Chaubey, Fifa e AFC manifestaram “profunda preocupação” pela incapacidade da federação de elaborar e adotar esse novo texto. “O não cumprimento desse cronograma não nos deixará outra alternativa a não ser submeter a questão à Fifa”, lê-se na carta, à qual a AFP teve acesso.

“A AIFF deve considerar esta mensagem como vinculativa e exigir seu cumprimento imediato para preservar seus direitos como membro da Fifa e da AFC”, acrescenta o texto.

O novo estatuto da AIFF é o centro de um processo aberto em 2017 que ainda corre no Supremo Tribunal da Índia. Em 2022, a federação do país já havia sido suspensa por tráfico de influência. Essa punição, no entanto, foi retirada dias depois, após a decisão da AIFF de organizar eleições para sua presidência, nas quais Kalyan Chaubey foi o vencedor.

A ameaça da Fifa ocorre enquanto a edição 2025/2026 da principal competição do país, a Superliga da Índia (ISL), foi adiada devido a divergências econômicas entre a AIFF e o gestor privado do campeonato.

Leia mais

Agronegócio
Preços da soja encerram agosto em queda
Variedades
Ao lado de Putin, Xi Jinping apresenta China como líder global alternativa
Variedades
Brasileiro que atuava no Exército Israelense morre na Faixa de Gaza
Variedades
Namorado de influenciadora morre no RJ após acidente
Agronegócio
Agosto traz preços mais altos para a soja no Brasil; mercado aquece ‘na largada’
Variedades
Operador é encontrado morto dentro de câmara fria em SC

Mais lidas hoje