‘Ninguém pode punir o produtor de soja dentro da legalidade’, afirma o presidente da Aprosoja MT

Após a Justiça conceder liminar que suspende o impedimento da Moratória da Soja na última segunda-feira (25), os desdobramentos no setor continuam. O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, afirmou: ”Ninguém pode criar cartel à margem da lei. Ninguém pode fechar mercado e punir quem está na legalidade e respeita o Código Florestal.”

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Beber reforçou que a associação respeita a liminar concedida. No entanto, a Aprosoja MT confia que o colegiado do Cade manterá a decisão de suspender preventivamente a Moratória da Soja, diante dos efeitos que o acordo tem causado à livre iniciativa dos produtores.

“Este é um acordo privado vigente há 20 anos que pune e restringe produtores que estão dentro da legalidade e da legislação ambiental brasileira, considerada uma das mais restritivas do mundo. Ele retira a liberdade e o direito à gestão democrática da terra”, destacou Beber.

Compromisso ambiental dos produtores de soja

Para o presidente, acabar com a Moratória da Soja é reafirmar que legalidade e sustentabilidade andam juntas. “O produtor segue o Código Florestal, áreas de preservação permanente, matas ciliares e reservas florestais dentro da propriedade. Isso demonstra nosso compromisso com o meio ambiente”, explicou.

A Aprosoja MT concluiu que seguirá atuando para encerrar definitivamente a Moratória da Soja, preservando a livre iniciativa, a liberdade econômica e o direito de uso da terra dos produtores. “Nenhum acordo privado tem mais poder que o nosso Congresso Nacional e a nossa legislação”, finalizou Beber.

Leia mais

Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84
Agronegócio
Fogo em plantações de cana em 2024 queriam forçar produtor a vender barato, diz Faesp
Variedades
Ibama apreende 7 mil cabeças de gado e aplica R$ 49 milhões em multas
Variedades
Filho de PM que agredia mulheres desde 2008 é preso em Porto Seguro
Variedades
Vídeo: Porsche atinge carros parados em semáforo em suposto racha no RS
Variedades
Banco Genial manifesta “surpresa e indignação” com operação na Faria Lima

Mais lidas hoje