TCU investigará falhas na execução do PNLD 2026 após representação de Sanderson

O Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu e autuou nesta semana a representação do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL/RS), vice-líder da Oposição, que solicita investigação sobre possíveis irregularidades na execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2026 pelo Ministério da Educação (MEC). A denúncia, protocolada no dia 21 de agosto, aponta que o MEC deixou de adquirir aproximadamente 52 milhões de livros didáticos, mesmo com recursos assegurados para a compra completa. A falha atinge diversas disciplinas e modalidades de ensino, incluindo História, Geografia, Ciências, Artes, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e livros literários, prejudicando milhões de estudantes da rede pública de educação básica.

Segundo o MEC, o orçamento de R$ 2,04 bilhões foi insuficiente frente à demanda estimada em R$ 3,5 bilhões, evidenciando falhas de planejamento em uma política pública essencial e continuada. A representação aponta possíveis violações à Constituição Federal e ao Plano Nacional de Educação, além de infrações aos princípios de legalidade, moralidade e eficiência administrativa. Diante disso, o TCU determinou a abertura de procedimento de apuração, sob relatoria do ministro Augusto Nardes.

Para o deputado Sanderson, “a negligência do MEC compromete o direito à educação de milhões de estudantes e exige pronta resposta do Estado. A atuação do TCU é fundamental para restaurar a legalidade, garantir a transparência e proteger os recursos públicos”. Entre as medidas solicitadas na representação estão a verificação da compatibilidade entre o planejamento orçamentário e a execução do PNLD, a identificação de responsáveis e a eventual recomendação de suplementação orçamentária para garantir o fornecimento integral dos livros didáticos previstos para 2026.

Leia mais

Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%

Mais lidas hoje