JD Vance diz que a Rússia fez “concessões significativas” sobre Ucrânia

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse que a Rússia fez “concessões significativas” para uma solução negociada em sua guerra com a Ucrânia. Ele afirmou estar confiante de que havia progresso, apesar da falta de sinais claros do Kremlin.

Em entrevista à NBC, Vance disse que o presidente russo Vladimir Putin concordou que a Ucrânia deve ter garantias de segurança contra agressões futuras. 

“Acredito que os russos fizeram concessões significativas ao presidente Trump pela primeira vez em três anos e meio deste conflito”, disse Vance.

“Eles reconheceram que não conseguiriam instalar um regime fantoche em Kiev. Essa era, claro, uma grande exigência no início. E, mais importante, eles reconheceram que haverá alguma garantia de segurança para a integridade territorial da Ucrânia.”

A invasão da Ucrânia pela Rússia, lançada em fevereiro de 2022, deu início a um conflito que já matou dezenas de milhares de pessoas.

Em troca do fim dos ataques russos, Putin exige que a Ucrânia ceda toda a região oriental de Donbass, renuncie às ambições de ingressar na OTAN, permaneça neutra e mantenha as tropas ocidentais fora do país.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse neste domingo (24) que um grupo de nações, incluindo membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, deveriam ser os garantidores da segurança da Ucrânia.

Na última sexta-feira, o presidente Donald Trump renovou a ameaça de impor sanções à Rússia se não houver progresso em direção a uma solução pacífica na Ucrânia em duas semanas, demonstrando frustração com Moscou uma semana após seu encontro com Putin no Alasca.

Vance disse que as sanções seriam consideradas caso a caso, reconhecendo que novas penalidades dificilmente levariam a Rússia a concordar com um cessar-fogo com a Ucrânia.

O vice-presidente destacou o anúncio feito por Trump neste mês de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos como punição pelas compras de petróleo russo por Nova Déli como o tipo de alavancagem econômica que seria usada na busca pela paz.

“Ele tentou deixar claro que a Rússia pode ser convidada novamente para a economia mundial se parar com a matança, mas eles continuarão isolados se não pararem com a matança”, disse Vance.

Leia mais

Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84

Mais lidas hoje