Brasil levanta o público com ‘Evidências’ e conquista inédita prata no Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

O Brasil fez história neste sábado (23) ao conquistar a medalha de prata no conjunto geral do Mundial de Ginástica Rítmica, realizado pela primeira vez na América do Sul, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Foi o melhor resultado do país na modalidade em toda a história dos Mundiais, superando o sexto lugar obtido em 2023, na Espanha. O quinteto formado por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Nicole Pircio e Sofia Madeira encantou a torcida presente na Arena Carioca 1.

Com apresentações vibrantes, o grupo somou 55,250 pontos. O Japão ficou com o ouro (55,550), apenas 0,300 a mais que o Brasil, e a Espanha levou o bronze (54,750). Na primeira rotação, as brasileiras brilharam na série mista — com três bolas e dois arcos — ao som de Evidências, de Chitãozinho e Xororó, e alcançaram 27,850 pontos. Embaladas por clássicos como O Que É o Que É? e Aquarela do Brasil, o grupo retornou para a série com cinco fitas e conquistou mais 27,400 pontos, mantendo a liderança parcial até as últimas apresentações.

A equipe japonesa só garantiu a virada no fim da competição, com uma nota de 28,350 na série mista. Ainda assim, a campanha brasileira foi celebrada como um marco da modalidade no país. “Foi exatamente como sonhamos: casa cheia, o público vibrando e as meninas controlando a emoção. Estamos muito felizes”, afirmou a técnica Camila Ferezin. As ginastas também destacaram a preparação intensa e o apoio da torcida. “Tenho certeza de que fomos a equipe que mais se dedicou para este Mundial. Trabalhamos muito e estávamos unidas. Competir em casa, com a família presente, é um cenário perfeito”, disse Nicole Pircio.

O resultado confirma a evolução da ginástica rítmica brasileira. Além da conquista inédita, Bárbara Domingos e Geovanna Santos, no individual geral, já haviam feito história na sexta-feira ao se classificarem entre as 18 melhores do mundo. Neste domingo (24), o Brasil volta ao tablado para disputar as finais das séries simples e mista, com chances de conquistar novas medalhas diante da torcida.

Leia mais

Variedades
Flávio minimiza reação do mercado e fala em evitar rumo da “tragédia”
Sorocaba
Ciclistas participam da última edição de 2025 do Pedala Sorocaba neste domingo (7)
Esportes
Lando Norris é campeão mundial de F1 pela primeira vez
Agronegócio
Nelore Fest 2025 celebra protagonismo da raça e premia referências do setor
Variedades
Quase mil pessoas participam de corrida de Papai Noel na Alemanha
Sorocaba
Sintea realiza Virada Inclusiva com 1ª edição do Show de Talentos neste sábado (6)

Mais lidas hoje