PGR denuncia ex-assessor de Alexandre de Moraes por vazamento de informações sigilosas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (22) Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por crimes relacionados ao vazamento de informações sigilosas e tentativa de obstrução de investigações. A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Segundo a PGR, Tagliaferro deve responder por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A acusação ocorre quatro meses após a Polícia Federal ter indiciado o ex-assessor, apontando que ele repassou informações à imprensa sobre diálogos internos do gabinete de Moraes no TSE em 2022.

De acordo com a denúncia, Tagliaferro teria vazado mensagens trocadas entre servidores e ameaçado divulgar novos dados confidenciais no exterior, já após deixar o Brasil. Atualmente, ele vive na Itália e anunciou que pretende apresentar denúncias contra Moraes no Parlamento Europeu. Para a PGR, essas ações mostram alinhamento com grupos envolvidos em atos antidemocráticos e campanhas de desinformação.

“O vazamento seletivo de informações teve o propósito de colocar em dúvida a legitimidade das investigações do STF, incitar atos antidemocráticos e tentar desestabilizar instituições republicanas”, escreveu Gonet. A defesa de Tagliaferro afirma que há “perseguição” contra o ex-assessor, que teria apenas confirmado informações extraídas de seu celular após apreensão pela Justiça. O caso está sob relatoria do próprio ministro Alexandre de Moraes no STF.

Leia mais

Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84

Mais lidas hoje