Bahia: OAB cobra ações da Secretaria de Segurança após mulheres mortas

A morte de três mulheres, ainda sem explicações, na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, levou a Ordem dos Advogados do Brasil – seções Bahia e subseção local – a cobrar providências “urgentes” do governo estadual. Até esta quinta-feira (21), ninguém foi preso.

Em ofício encaminhado na última segunda-feira (18) ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a entidade pediu reforço no policiamento, aceleração das investigações e medidas específicas de combate à violência contra a mulher.

Embora ainda não haja conclusão oficial sobre o triplo homicídio, a Polícia Civil divulgou que os corpos não apresentavam sinais de violência sexual.

 

De acordo com o delegado Helder Carvalhal, os laudos periciais ainda estão sendo aguardados, mas a análise preliminar do perito e do legista já afastou essa hipótese.

No documento enviado para SSP, a OAB destacou que a situação expõe a fragilidade da segurança pública em uma cidade turística, que deveria ser sinônimo de tranquilidade. A entidade também ressaltou a gravidade do cenário por acontecer justamente em agosto, mês em que são intensificadas as campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher.

O órgão reforçou cobranças, como “aumento do efetivo policial, disponibilização de novas viaturas e vigilância em áreas de grande circulação e zonas turísticas”. Além de pedir um plano de proteção às mulheres e resposta rápida da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) sobre as providências que serão adotadas.

A cidade, considerada a 8ª mais perigosa da Bahia e 19º mais violenta do Brasil, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, registrou ainda outras seis mortes brutais no último fim de semana. Esses crimes não foram detalhados.

Leia mais

Variedades
Buzeira e mais: relembre influencers que foram alvo de operações em 2025
Variedades
Megacarreta de 850 toneladas quebrada na Fernão Dias: o que ela transporta
Agronegócio
Semana teve altas expressivas na arroba do boi gordo em 7 estados
Variedades
ONS: relatório preliminar aponta incêndio em reator como causa de apagão
Variedades
Governo avalia encontro entre Lula e Trump durante viagem à Malásia
Variedades
Prova promete movimentar as ruas de São Paulo

Mais lidas hoje