Sorocaba será sede do Fórum de Mobilidade Aérea Urbana Avançada da Região Metropolitana de Sorocaba

Evento, que tem o apoio do PTS, tem como objetivo apresentar os desafios e oportunidades do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana Avançada para a região

Sorocaba será sede, no próximo dia 17 de setembro, das 19h às 22h, do Fórum de Mobilidade Aérea Urbana Avançada da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), reunirá, no salão da Universidade Paulista (UNIP), diversos especialistas na área da mobilidade aérea para de debater os desafios e oportunidades desse ecossistema para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O Fórum é uma iniciativa independente e voluntária dos organizadores, que inclui professores, especialistas do setor e consultores e com acesso gratuito. O evento conta também com o apoio da Universidade Paulista (Unip), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Centro Universitário Facens, Anhembi-Morumbi – Campus Athon Sorocaba, Agência Inova, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), ITAérea Aeronautical Business School (Espanha), Instituto Brasil Digital e Aeroclube de Sorocaba.

De acordo com os organizadores, o Fórum abordará temas como, infraestrutura do setor, urbanismo, meio ambiente, segurança, legislação e tecnologia de tráfego aéreo, entre outros. O encontro dará origem a sete grupos de trabalho, abertos à participação de todos os interessados, para dar continuidade ao debate dos temas, e oferecer encaminhamentos e soluções para os pontos levantados.

O evento contará com a palestra do Prof. Dr. Anderson Correia, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), professor titular e ex-reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A programação terá, ainda, painéis temáticos com convidados especiais da ITAérea Aeronautical Business School (Espanha) e da Eve Air Mobility, que apresentarão perspectivas complementares sobre aspectos tecnológicos, regulatórios, urbanísticos e de mercado, fomentando um diálogo qualificado e colaborativo.

O Fórum nasceu da convicção de que Sorocaba e sua região possuem vocação para liderar discussões estratégicas sobre inovação e futuro. Reunimos aqui especialistas, autoridades e representantes da sociedade para construir, de forma colaborativa, caminhos viáveis para integrar tecnologia, desenvolvimento urbano e qualidade de vida. É um espaço de conexão entre ideias e ações concretas”, explicou o professor Maurício Luis Marra, idealizador do evento.

Assim, como ressalta o professor Alessandro Augusto Jordão, coordenador de curso da UNIP Sorocaba e um dos organizadores, o Fórum se propõe a ser um ambiente aberto à sociedade, para a divulgação, compartilhamento de saberes e busca de soluções que auxiliem na implantação desse ecossistema em toda região. “Qualquer pessoa pode participar, pois é fundamental que o debate englobe todos os segmentos da sociedade: agentes públicos, profissionais do setor, docentes, alunos, entidades diversas, empresários etc.”

Já o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, ressalta que o tema é de fundamental importância e urgência, haja vista o crescimento das cidades e a necessidade de novos modais logísticos. “Ao reunir academia, governo, setor produtivo e sociedade civil, esse Fórum possibilitará a criação de uma rede de diálogo capaz de impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade do futuro. Nós do PTS estamos honrados em ser parte dessa construção coletiva”, afirmou.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 15 de setembro, pelo link: https://abre.ai/forummobilidadeaerea.

Leia mais

Variedades
Governo avalia encontro entre Lula e Trump durante viagem à Malásia
Variedades
Prova promete movimentar as ruas de São Paulo
Variedades
Chefe do departamento médico do Corinthians pede desligamento
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba garante vagas reservadas e estrutura cursos específicos para mães atípicas
Variedades
Fukunaga deixa presidência da Previ, maior fundo de pensão do país
Variedades
Polícia descobre 120 mil cartuchos falsos de impressora em Campinas (SP)

Mais lidas hoje