Roda de conversa sobre os gêneros literários de suspense e terror acontece na Biblioteca Municipal na próxima quinta-feira (28)

A população poderá participar da roda de conversa “Do suspense ao terror, por que lemos e por que escrevemos?”, que acontece na próxima quinta-feira (28), às 14h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. A atividade gratuita é voltada ao público a partir de 14 anos e não requer inscrição prévia.

Além de aproximar a população do rico acervo da Biblioteca Municipal incentivando o acesso à leitura, a iniciativa, que será conduzida pelos escritores Juliete Vasconcelos, Mari Moraes, Jéssica Belchiór e Carlos Araújo, tem como objetivo apresentar os gêneros de suspense e terror como uma forma de narrativa que permite, tanto ao leitor quanto ao escritor, explorar medos e questões complexas, como a natureza humana, a moralidade e a ética.

Durante o encontro, os participantes serão estimulados a desenvolver a imaginação com tramas emocionantes e cheias de mistério, proporcionando a compreensão do porquê ler e escrever esses gêneros, entendendo os benefícios de estímulo na capacidade de deduzir e analisar, desenvolvendo um pensamento crítico capaz de resolver problemas.

Juliete Vasconcelos é escritora de suspense e autora da trilogia “O Ceifador de Anjos”. Dentre as premiações recebidas por suas obras estão: Prêmio Ecos da Literatura 2019 (“A coleção de fetos”); Book Brasil 2020 e Ecos da Literatura 2020 (“Quando os pássaros pousam”); Ecos da Literatura 2021 (“Segredos de origami guardados em porcelana”); e Troféu Cecília Meireles 2020, eleita uma das mulheres notáveis do ano. Atualmente, Juliete é assistente editorial da Mandrágora Editora, curadora do Prêmio Book Brasil e idealizadora do Concurso Literário da FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos).

Já Mari Moraes possui pós-graduação em Literatura Infantil e Ludopedagogia, graduação em licenciatura plena nas áreas de Letras Português – Inglês e Pedagogia. É professora de educação básica I na rede municipal de Sorocaba e também atua com recreação em eventos infantis, voltada à animação e personagem vivo. Sua principal área é a Literatura Juvenil, com pesquisas aprofundadas sobre a mesma. Lançou livro intitulado “Análise temática da Série Juvenil Pretty Little Liars – Aproximação e Ensino”, em 2018, participando de palestras e eventos literários. Também escreve poesia, com apresentações feitas em Sarau.

Jéssica Belchiór é graduada em Artes Visuais; campeã do concurso literário da FLAUS 2023 (Feira do Livro e Autores Sorocabanos) e segunda colocada na edição de 2022. Autora dos contos solos “Malditas formigas” e “O misterioso caso da Casinha da Pedra”, já participou de diversas antologias poéticas e de contos publicadas no Brasil, Argentina, Espanha, Itália e Estados Unidos. Com foco no horror folclórico, tanto em contos quanto em poemas, suas obras são uma mescla entre o fantástico e o que há de mais horrendo nos homens, fazendo de cada palavra escrita um espaço para gerar reflexão.

Carlos Araújo despertou interesse pela escrita ainda pequeno, aos 8 anos, e atua com foco em crônica, biografia, conto e romance. Atualmente, aos 63 anos, Araújo tem três livros publicados, sendo o mais recente “Linha de Frente – A épica história dos trabalhadores dos transportes: fortes e preparados”, que se incorpora a outros dois livros de sua autoria já publicados: “Companheiros – A Hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba” e “O Ódio Solto no Pasto”, este último, vencedor do Prêmio Sorocaba de Literatura 2023 na categoria ficção/romance.

A Biblioteca Municipal de Sorocaba está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.

Leia mais

Variedades
Governo avalia encontro entre Lula e Trump durante viagem à Malásia
Variedades
Prova promete movimentar as ruas de São Paulo
Variedades
Chefe do departamento médico do Corinthians pede desligamento
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba garante vagas reservadas e estrutura cursos específicos para mães atípicas
Variedades
Fukunaga deixa presidência da Previ, maior fundo de pensão do país
Variedades
Polícia descobre 120 mil cartuchos falsos de impressora em Campinas (SP)

Mais lidas hoje